Agir Comportamento

Você tem Ética Profissional e Pessoal?

Ética Profissional e Pessoal
Ética Profissional e Pessoal

Você tem Ética Profissional e Pessoal?

Ética Profissional e Pessoal
Você tem Ética Profissional e Pessoal?

Pra saber se você tem ética profissional e pessoal tem que saber ao menos o que significa essa palavra “ética” na prática, e como pode afetar todas suas escolhas e conduta no dia a dia. Depois de entender na realidade como funciona essas atitudes éticas, fica mais fácil ser coerente com suas funções e atribuições diárias.

A diferença básica entre um termo e outro está bem claro quando falamos de ética profissional e pessoal; Significa basicamente que respectivamente uma refere-se a sua conduta no trabalho e a outro sobre sua conduta na sua rotina habitual, no seu cotidiano.

Agora quando falamos em ter uma conduta ética profissional e pessoal significa que você toma atitudes para fazer o que “parece” certo, ou o que está correto diante de uma situação. De forma que sua ação não prejudique o “modos operandi” de uma rotina para obter benefício (vantagem) próprio.

As atitudes antiéticas não passam despercebidas pois soam com um senso comum de falta de caráter e de personalidade pessoal. A verdade é que ninguém aceita esse tipo de atitude que lese outra pessoa por conta da desonestidade.

Ética no Trabalho

Não provém apenas da gestão da empresa as atitudes de seus subordinados, é de cada pessoa a responsabilidade de seu comportamento e ações dentro do seu ambiente de trabalho.

Ainda que toda grande empresa possua seu código de ética, considerando regras sobre o comportamento dos funcionários dentro do estabelecimento, é de cada pessoa sua própria conduta. Quando essas regras já são escritas fica ainda mais fácil de saber a conduta permitida e não permitida.

Parte do sucesso de uma empresa vem destas regras que mantêm o ambiente harmônico e respeitável em todas as áreas.

O mais interessante é que essas condutas antiéticas normalmente acontecem no mundo dos negócios, onde não há regras e nem códigos escritos individuais para a pessoa agir com honestidade e moralidade.

Ética na Vida

Ética pessoal não é muito diferente da profissional, porque trata-se da conduta da pessoa fora do mundo dos negócios, mas da mesma forma, com honestidade e moralidade na sua própria vida cotidiana.

É a forma de agir diante de várias situações, utilizando-se de valores personalíssimos e íntegros por conta de toda experiência vivida e aprendida. Tudo baseado no seu comportamento e nas atitudes diante de várias situações e circunstâncias. São os bons valores que contam para um comportamento dentro da moralidade.

Não significa também que tudo que “parece” correto segue as normas de eticidade porque na verdade o que se pressupõe certo para uns pode não ser para outros. Por isso a ética acaba sendo muito convergente e apoiando-se no que é correto dentro de valores majoritários para a sociedade.

Ética Profissional e Pessoal
Compre Já!

Ético em Todos os Sentidos

A ética não envolve somente pessoas e o tratamento um com o outro, mas também vem de uma conduta individual, que para si mesmo não é ofensiva, porém, ilícito diante do conhecimento de leis. E ninguém pode dizer que desconhece a lei!

Além disso a conduta ética profissional e pessoal nem sempre depende de uma ação do indivíduo, pode também partir de uma reação após um pedido com vantagens ilícitas. Ou seja, o que parece ser uma oportunidade real pode não ser o melhor caminho a seguir e sendo antiético soa totalmente contra a moralidade e os bons costumes.

Fica claro que a ética é um fator determinante para a personalidade do indivíduo formando não apenas o caráter mas a base íntegra que todo cidadão precisa para formar uma sociedade civilizada e gerada nos bons costumes.

O filósofo Mario Sérgio Cortella afirma que – “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.”.

Existem muitas formas não éticas de agir, tanto profissionalmente como em sua vida pessoal, como, falando meias verdades, sonegar impostos,burlar a lei, reter informações, não divulgar o verdadeiro autor de boas ideias e etc.  Pensemos nisso : Ser ético é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes,proteger e preservar a vida e a natureza é buscar ser feliz.

 

Lucy Viana

Tecnóloga em Marketing - Editora de conteúdo/ Developer Blogger / Analista SEO
Sites que participo
Produtinhos no Cabelo
Quero Muito (Editora de Conteúdo)
Patricinha Esperta (Analista SEO)
Cabelos Loiros (Editora de Conteúdo)

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Assine nossa Newsletter





Advertisement