Pensar

PENSAMENTO E FAKE NEWS

Em texto anterior, comentei que desde março, do início do “alarme pandêmico”, faço parte do Retiro Urbano, onde um grupo grande se reúne, para meditações e reflexões online diariamente.

Stephen Little, monge ordenado budista, é quem dirige o Retiro. De humor interessante e que me agrada muito.

Hoje, domingo quente pela manhã, fala de um personagem já conhecido do grupo: Fake Newsa, e conta uma história.

Uma pessoa conhecida, fazendo uma reforma, é informado que há um novo eletricista chamado sheik! A reforma era em uma cidade diferente de que habitava e só ia ao final de semana ver a obra.

Construiu a imagem do trabalhador em sua mente, alguém moreno, cabelos pretos e lisos de turbante…talvez de origem árabe. E assim ficou a imagem até que, estando na obra da casa, pergunta quem é o novo funcionário Sheik.

Ao conhecê-lo, surpreende-se em ver um trabalhador clarinho, de olhos azuis, nascido em Pernambuco e pergunta porque este apelido. “Chamo-me Shakespeare, disse ele!” O oposto do que havia construído em sua imaginação.

Trago este relato, pois não há maior fabricante de fake News do que nossa mente, que em geral acredita em tudo que vemos e criamos, até segunda ordem!

Mesmo assim, gente teimosa ou orgulhosa, não pode mudar de ideia!!! Custa a aprender, pois quem acha que tudo já sabe, não pode ter dúvidas e assim criar espaço para mudar de ideia e aprender coisas novas.  E questionar notícias ou pensamentos.

Os pensamentos vão e vem com velocidade. Não param nem quando estamos dormindo: muda de nome e chamam-se sonhos!

Exercer o direito da dúvida, da descoberta e das mudanças, nem sempre são percebidos como ganhos.

Nossa cultura, enaltece os poderosos, como sendo os portadores da verdade e sabedoria. E haja fake News rolando por aí….

O que tento trazer hoje para refletirmos, é a quantidade de pensamentos que produzimos.

São somente criações que nem sempre se verificam.  Veja a história do Sheik imaginário e do eletricista real Shakespeare.

Fico por aqui hoje e proponho, que pensar os pensamentos, é uma atividade mental necessária e importante, pois é o início da ação e do movimento.

Dar ao pensar a devida importância, mas também verificar se é uma possibilidade real! Nada substitui a presença e a verificação do fato. Cada um com sua subjetividade e experiencias de vida!

Gente é complicado mesmo!!!!

Até a próxima publicação

Miriam

mhalperng@gmail.com

11 999898686

Miriam Halpern

Miriam Halpern

Miriam Halpern, Psicóloga, mãe e avó. Hobby preferido, viajar e conhecer o modo de vida de outros países e culturas.
Fiz psicologia, já com os 3 filhos em casa. Fui mãe tempo integral durante 8 anos, ate que, estimulada por problemas domésticos (o filho do meio nasceu
deficiente auditivo), procurei me profissionalizar em escutar e ajudar famílias que passavam pelo mesmo que eu. Desde então não parei de estudar e trabalhar.
Após o curso de psicologia, fiz formação em Psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, instituição ligada a International Psychoanalitical Association de Londres, da qual sou membro efetivo e
docente.
Não satisfeita, fiz mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, na Universidade Mackenzie, pois queria me familiarizar com o Desenvolvimento Humano e nas relações inicias que nos constitui como humanos.
Hoje, mais tranquila, quero dividir minhas experiências, contar e ouvir.

1 comentário

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O seu texto me fez pensar um pensamento que me invadiu hoje, e me fez questioná-lo e reduzir a sua importância. Estava a minha imaginação criando um fake !!!
    Muito oportuno o seu texto. Valeu!

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement