Uncategorized

Como se Tornar a Melhor Versão de Si Mesmo

Creio que todas  as pessoas de sucesso  são mestres na arte de se tornar melhores do que eram ontem.

Nesse texto, vamos pontuar seus métodos.

Posso estar enganado ou mesmo não levar todos os pontos em conta, mas com certeza esses são os hábitos mais comuns que pude encontrar em pessoas de sucesso.

Você é único, então, os hábitos que você tem para melhorar também precisam ser únicos.

Estudando essas pessoas, eu encontrei “seis áreas comuns” em que eles colocam o holofote em seus hábitos. Não importa qual a área de sucesso, se é nos esportes, nas artes, nos negócios ou na espiritualidade, esses temas sempre repetem.

Assim, meu conselho é que você se desenvolva nessas áreas; eu não vejo como uma pessoa que melhore nessas áreas e não melhore por inteiro, isto seria quase que impossível.

  1. Autoconhecimento

É bem difícil se tornar a melhor versão de si mesmo se você não optar pelo autoconhecimento, que  significa  o tempo todo se olhar e perceber o que você precisa melhorar. Para conhecer esses pontos você precisa se observar para saber o seu caminho, para saber por onde começar, e qual é o lugar que você  aonde quer chegar.

O sucesso na economia do conhecimento vem para aqueles que se conhecem – suas forças, seus valores e qual é a sua “expertise”, a onde você se sair melhor”.─ Peter F. Drucker

Quais as ferramentas que podem te ajudar nessa área:

Meditação

São muitos os benefícios da meditação. Incluindo aumento de concentração de presença, incluindo também benefícios na pressão sanguínea . Geralmente, você apenas responde automaticamente para os seus pensamentos subconscientes; a meditação ajuda a identificar esses padrões de pensamentos, e faz com que você possa cada vez mais estar presente e caminhar entre o impulso e a sua resposta.

Fazer um diário

Registrar sua auto conversa no papel é muito esclarecedor, fazer isso é uma ferramenta muito importante para clarear seus pensamentos e juntar informações sobre si.

Eu escrevo no diário seis vezes por semana e reviso o que eu escrevi nos domingos. Às vezes, eu escrevo sobre as minhas emoções e coisas que aconteceram recentemente, porém eu sempre faço isso de uma perspectiva ou de uma auto pergunta: “Por que um gatilho tão pequeno liberou uma emoção tão forte ou fez com que eu me comportasse de tal maneira?”.

Geralmente, eu simplesmente pesquiso no meu pensamento, escrevendo sobre as minhas dúvidas, sonhos, medos, aspirações etc.

Enquanto a meditação está te ajudando com o autoconhecimento em um nível emocional, fazer um diário vai te ajudar no lado intelectual, isso não quer dizer que também ajuda no seu lado emocional, aliados será ótimo.

Saúde

Uma pessoa de sucesso raramente não vai deixar de  ligar para sua saúde,ou mesmo o que está ingerindo  como alimentos. Hoje isso seria impossível porque a saúde é considerada um bem maior. Há muito tempo atrás, pessoas como Benjamin Franklin reconheciam a importância de se exercitar e fazer dieta. Atualmente, saúde e sucesso são quase sinônimos. É claro que você pode estar doente e ainda se tornar uma versão melhor de si, mas isso é muito mais difícil.

Minha amiga Rebecca Patrick-Howard tem uma doença genética muito rara e isso faz com que ela morra mais rápido do que nós. Mesmo assim, ela saiu de uma depressão e da falência para o mundo dos autores de sucesso que ajudam suas famílias com o que escrevem, e tudo isso dentro de poucos anos.

Com a moda é cuidar da saúde, hoje em dia todos nós sabemos o que fazer para melhorar nosso estado, inclusive você, então arregace as mangas e é hora de começar a fazer alguma coisa ao invés de ficar só observando.

Faça exercícios

Todos os dias. Somos criaturas espirituais em corpos físicos. Precisamos mover nossos corpos para ficarmos em forma.

Coma bem

Existem vários tipos e dietas diferentes, algumas delas vêm de religiões ou escolhas de estilo de vida. Porém você pode procurar ajuda de um profissional da saúde (nutricionista/nutrologo) que poderá ajudar você na escolha da melhor dieta ou mesmo apenas siga uma regra saudável: faça escolhas por comidas não processada, frutas e alimentos integrais.

Durma bem

Oito horas por noite é a regra de ouro. As necessidades de sono são individuais, algumas pessoas precisam de mais ─Matthew McConaughey dorme 8 horas e meia por noite─ enquanto outras precisam de menos ─ eu me sinto bem com 7 horas ou 07h30min de sono. Os humanos em sua condição natural dormem de 06h30min até 07h15min por noite.

Descubra sua necessidade de sono e durma o suficiente.

Fique hidratado

A desidratação é uma das pragas do mundo moderno. Outra regra de ouro é beber 2 litros de água por dia. Essas necessidades são individuais também, mas a proximidade é fácil de atingir. E não troque a água por calorias vazias (refrigerantes/sucos processados), esse não é um bom caminho para sua saúde.

Networking

Pessoas de sucesso deliberadamente criam uma rede de contatos com outras pessoas.

“Sua rede de contatos é seu lucro” ─ Tim Sanders

O valor disso não é apenas monetário, na verdade, acho que o lado financeiro é o menos importante. O seu valor é determinado, na maior parte, pelas pessoas com as quais você se associa. Pessoas de sucesso entendem isso e essa é a motivação mais importante que eles têm para cultivar suas redes de contatos.

Hábitos que ajudam:

Notas de agradecimento

As pessoas hoje em dia, nem se dão o trabalho de agradecer os outros. Você vai se destacar usando essa técnica simples. Notas de agradecimento escritas à mão são muito poderosas e raras dentro da era digital, você também pode mandar um pequeno áudio ou vídeo, eles são muito mais poderosos do que um simples e-mail.

Depoimentos

Depoimentos são como notas de agradecimento públicas. Escreva revisões, faça depoimentos, compartilhe-os nas suas redes sociais. A pessoa que receber vai gostar bastante.

Colabore

Seja colaborativo, isso aumenta seus limites, quando você tem que trabalhar em projetos com outras pessoas, seu nível de interação social aumenta naturalmente.

Passe tempo

Esse método simples de networking sempre funciona. Você deve aplicá-lo especialmente com as pessoas que você admira. Quanto mais tempo você puder passar próximo dos seus mentores, mais rápido você vai conseguir observar seus hábitos e atitudes.

Visão

Pessoas de sucesso são obcecadas com suas visões, qualquer que ela seja. Mas não se esqueça de que primeiro, eles precisam criar uma. É por isso que eu comecei a falar primeiro sobre o autoconhecimento. É preciso ter uma visão introspectiva para descobrir (Victor Frankl disse “detectar”) sua missão de vida.

Quando percebem o que desejam conquistar, as pessoas de sucesso têm uma visão clara do que desejam e com isso carregam uma motivação impressionante e um foco diário nas suas conquistas.

 

Hábitos úteis:

  1. Declaração de missão pessoal

Primeiro você necessita detectar a sua missão. Você poderá repetir para sua mente, visualizar e assim por diante. O importante é lembrar-se todos os dias, assim, a sua missão sempre vai estar na agenda da sua mente.

  1. Quadro de visão

Humanos pensam em imagens, se você tem um lembrete visual do seu propósito, assim você pode vê-lo várias vezes por dia.

  1. Visualização

Você pode simplesmente imaginar a alegria e a satisfação de conseguir o que você deseja. Ver a si mesmo no processo de chegar lá pode ser melhor ainda.

Educação

O maior erro que você pode cometer é pensar que você não precisamais aprender depois que você se formou. A educação é um processo que dura à vida toda.

“Educação formal vai te dar um sustento; ser autodidata vai te trazer uma fortuna”. ─ Jim Rohn

E é você que precisa tomar as rédeas da sua educação. Os sistemas estão desatualizados e precisando ser mais expansivos e, além disso, você precisa de hábitos de aprendizado. Não se trata mais de aparecer na aula cinco dias por semana, mas se trata de estudar o que você precisa para estar atualizado na sua área e também informações que complementam seu aprofundamento.

Hábitos úteis:

  1. Leia

Leia livros, postagens em blogs, artigos em revistas especializadas, praticamente qualquer coisa que te faça adquirir conhecimento sobre o seu assunto.

  1. Escute

O YouTube tem infinitos vídeos com horas e horas de palestras, oficinas e cursos online. Você pode converter tudo isso em áudio e ouvi-los enquanto você faz tarefas que não demandam tanta atenção, assim com dirigir ou lavar a louça ou mesmo correr na esteira da academia.

  1. Assista

Não é muito a minha praia, mas existem pessoas que aprendem bem apenas assistindo vídeos. Se você se encaixa nisso, vai fundo!

  1. Ensine

Você guarda mais as informações o que acabou de aprender tentando ensinar? Criando associações com o seu conhecimento, seus alunos contestando suas suposições isso faz com que você precise refletir bastante para responder e com isso novos argumentos e mais convincentes você adquire sobre o assunto.

  1. Faça

Não existe método melhor para se aprender do que praticar. Cada vez que você usa o seu conhecimento você ganha experiência e cria mais conexões. Além disso, a prática transforma em um professor melhor; usando o conhecimento que você internaliza e fica mais fácil passar o que você aprendeu do que só sabendo a teoria.

Hábitos

Pessoas de sucesso reconhecem a grande importância dos hábitos nas suas vidas, e elas não deixam os hábitos virarem um emaranhado, elas conscientemente trabalham para evitar hábitos ruins e desenvolver hábitos bons.

“Suas crenças se tornam seus pensamentos, seus pensamentos se tornam suas palavras, suas palavras se tornam suas ações, suas ações se tornam seus hábitos, seus hábitos se tornam seus valores, seus valores se tornam seu destino”.─Mahatma Gandhi

Eu não tenho aqui hábitos úteis para você. O que eu quero passar para você é que você precisa analisar para desenvolver e manter seus hábitos saudáveis. O autoconhecimento e a educação poderão ajudá-lo a construir seu propósito e adquirir novos hábitos para atingir seus objetivo

Escrito por Michal Stawicki – Livre tradução, com autorização do autor!

Filosofia de vida de Michal: Expanda para além de si mesmo! Mude você, mude sua vida, mude o mundo!

Texto original em http://www.expandbeyondyourself.com/ – e-mail: michal@expandbeyondyourself.com

Livros do autor (Amazon): http://www.expandbeyondyourself.com/about/my-books/

Traduzido por Fábio Ricciardi Reis – Músico nas horas vagas (por enquanto), professor de inglês, guitarra e canto. Produtor musical dos bons. Jogador de basquete de fim de semana perdido no país do futebol. Gosto de pizza, pizza e também pizza; não há necessidade de outra comida no mundo, afinal, tudo acabará em pizza. Faço traduções e dou aulas particulares, gosto de descontração, porém sem perder o foco. Contato: (11)97535-4151, (11)94785-9755.

 

Glória Cristina Porto Coelho

Glória Cristina Porto Coelho

Eu, Glória, nasci aqui nesta cidade (São Paulo), que muitos dizem caótica, mas que me acolhe tão bem. Sinto-me honrada por ter meus pais como companheiros, nesta viagem aqui na terra, pessoas sábias que do seu modo me ensinaram a ética e valores que trago comigo até hoje. Com eles aprendi o que é a verdadeira compaixão e entendi a necessidade da colaboração entre as pessoas e o gosto pela terra, pela natureza, pelas plantas e pelo trabalho.
Escolhi estudar Farmácia-Bioquímica sem mesmo saber que ela me levaria na trilha do autoconhecimento, pois a partir das indagações de como melhorar a saúde das pessoas que tanto gosto, descobri que aquilo que tinha nas mãos, apesar de ser uma ferramenta fantástica, “os medicamentos”, eles em algumas vezes não melhoravam as condições de bem-estar e harmonia do ser humano. Foi então que iniciei a busca pelo link oculto entre o científico e o "sentir”, e descobri que há outras ferramentas que melhoraram as condições internas e psicológicas, que necessariamente não passam pelo medicamento, por isso cursei Homeopatia e Naturopatia, onde aprendi sobre aromaterapia, massagens, reiki, noções de cromoterapia e PNL, enfim, percebi mudanças internas e nos outros também. Aliando o trabalho em farmácia com manipulação, que transforma as matérias primas em medicamentos, com as orientações e palavras de conforto, fui apreendendo que a boa vontade em ajudar era a grande ferramenta para dar o start na melhora das pessoas.
O encantamento foi tanto que me especializei em Acupuntura e Fitoterapia, tudo na busca de recursos para o bem-estar do ser humano.
Estudei biologia molecular e me deparei com as verdades da física quântica, a energia do ambiente, enfim tudo se interliga - a ciência, o sentir, as energias.
Percebo que há inúmeras gavetas, portas, “chaves e fechaduras” e elos que acessam a vida dentro de mim, me tornando consciente do meu presente e do meu viver. Sei que posso aliar estas ferramentas e me tornar uma mestre em minha própria vida. Cada vez mais me apaixono por todas estas ferramentas disponíveis que posso utilizar no meu dia a dia.
Estou certa de que quero e sou capaz de passar algumas dicas para vocês, referente à jornada que busca apenas tão somente um bem viver.
Obrigada, muito obrigada sempre!

1 comentário

Clique aqui para fazer um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Assine nossa Newsletter





Advertisement