Pensar Terapias

Aromaterapia: gotas de bem-estar

Pequenas gotas que podem melhorar seu bem-estar

Os óleos essenciais têm grande capacidade de absorção pela pele e rapidamente permeiam suas diversas camadas até alcançar a circulação. São completamente absorvidos pela pele num período que varia de 60 a 120 minutos, e sua ação é prolongada. Por serem substâncias concentradas, devem sempre ser diluídas quando sua utilização envolver contato com a pele. Os óleos essenciais também agem pelos aromas. As moléculas aromáticas dispersas no ar, além de ter suas propriedades antissépticas, bactericidas e desodorizantes, ativam os nervos olfativos, que, agindo diretamente nos centros emocionais, de uma forma sutil afetam os sentimentos e estados de espírito, relaxando, excitando ou ajudando a afastar a depressão e estresse.

 

Como usar

  • Vaporização

É a maneira mais sutil, fácil e agradável de se beneficiar das propriedades dos óleos essenciais . Mistura-se gotas do óleo com água e utiliza-se um aromatizador de ambientes com vela ou anel para lâmpadas. O calor faz evaporar o óleo, preenchendo o ambiente com seu aroma.

 

  • Massagem

É por meio da massagem que os óleos essenciais atuam mais eficazmente na sua função terapêutica. A absorção dos óleos essenciais pela pele e sua posterior incorporação na circulação é facilitada pela massagem, que aquece localmente a pele e ativa a circulação. O óleo essencial puro, por ser concentrado, deve ser diluído em óleo base vegetal na proporção de 20 a 30 gotas para 60ml de óleo vegetal.

 

  • Banhos aromáticos

Encha a banheira com água quente e adicione 5 gostas de óleo essencial. Antes de entrar na banheira, misture com a mão para dispersar o óleo. Descubra novas dimensões do efeito do banho experimentando os óleos essenciais de acordo com o efeito desejado: um banho revigorante com alecrim ou patchouli, um banho refrescante com limão ou hortelã-pimenta, um relaxante e calmante com lavanda ou gerânio, um banho sensual com ylang-ylang.

 

  • Compressas

Diversos óleos essenciais são benéficos quando usados em compressas. Adicione 2 ou 3 gotas de óleos a meio litro de água; embeba uma toalha de mão na água, torça e aplique sobre a área afetada. Utilize compressas frias para dores de natureza aguda, como dores de cabeça e contusões, e quentes para dores de natureza crônica, como cólicas menstruais, abscessos e dores de ouvido.

Glória Cristina Porto Coelho

Glória Cristina Porto Coelho

Eu, Glória, nasci aqui nesta cidade (São Paulo), que muitos dizem caótica, mas que me acolhe tão bem. Sinto-me honrada por ter meus pais como companheiros, nesta viagem aqui na terra, pessoas sábias que do seu modo me ensinaram a ética e valores que trago comigo até hoje. Com eles aprendi o que é a verdadeira compaixão e entendi a necessidade da colaboração entre as pessoas e o gosto pela terra, pela natureza, pelas plantas e pelo trabalho.
Escolhi estudar Farmácia-Bioquímica sem mesmo saber que ela me levaria na trilha do autoconhecimento, pois a partir das indagações de como melhorar a saúde das pessoas que tanto gosto, descobri que aquilo que tinha nas mãos, apesar de ser uma ferramenta fantástica, “os medicamentos”, eles em algumas vezes não melhoravam as condições de bem-estar e harmonia do ser humano. Foi então que iniciei a busca pelo link oculto entre o científico e o "sentir”, e descobri que há outras ferramentas que melhoraram as condições internas e psicológicas, que necessariamente não passam pelo medicamento, por isso cursei Homeopatia e Naturopatia, onde aprendi sobre aromaterapia, massagens, reiki, noções de cromoterapia e PNL, enfim, percebi mudanças internas e nos outros também. Aliando o trabalho em farmácia com manipulação, que transforma as matérias primas em medicamentos, com as orientações e palavras de conforto, fui apreendendo que a boa vontade em ajudar era a grande ferramenta para dar o start na melhora das pessoas.
O encantamento foi tanto que me especializei em Acupuntura e Fitoterapia, tudo na busca de recursos para o bem-estar do ser humano.
Estudei biologia molecular e me deparei com as verdades da física quântica, a energia do ambiente, enfim tudo se interliga - a ciência, o sentir, as energias.
Percebo que há inúmeras gavetas, portas, “chaves e fechaduras” e elos que acessam a vida dentro de mim, me tornando consciente do meu presente e do meu viver. Sei que posso aliar estas ferramentas e me tornar uma mestre em minha própria vida. Cada vez mais me apaixono por todas estas ferramentas disponíveis que posso utilizar no meu dia a dia.
Estou certa de que quero e sou capaz de passar algumas dicas para vocês, referente à jornada que busca apenas tão somente um bem viver.
Obrigada, muito obrigada sempre!

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Assine nossa Newsletter





Advertisement