Agir Comportamento

Os 5 passos para perder a vergonha de falar em público

Falar em público pode causar pânico no orador, mas com 5 passos simples, fica tudo tranquilo

Para muitas pessoas, falar em público é uma situação terrível. Acontece de tudo: as mão começam a suar, o corpo treme, a visão fica turva, a voz não sai… Uma verdadeira crise de pânico. Mas por que será que algumas pessoas conseguem falar em público naturalmente? Pode ser porque são desinibidas ou porque treinaram técnicas para controlar o pânico.

Neste post separamos 5 passos que vão te ajudar a perder essa vergonha de falar em público, o que é uma coisa boa, pode acreditar!

 

1. Conheça seu texto a fundo

Isso não significa que você tenha que decorar o texto, mas sim se aprofundar no tema. Se foi você mesmo quem o escreveu, já fica mais fácil. Mas se o texto foi escrito por outra pessoa ou se tem citações de pessoas conhecidas, o aprofundamento é o primeiro passo e o mais importante. Estude-o bem, leia outras referências sobre o assunto e assim você já perde boa parte do medo e da vergonha, pois se tornou fluente no tema e não tem que se preocupar com o conteúdo.

 

2. Pratique

Com texto pronto e bem estudado, é hora de praticar. Comece lendo o texto em voz alta sozinho. Depois, leia-o em frente a um espelho, olhando-se nos olhos refletidos. Nesse momento você pode se sentir bobo ou meio embaraçado, mas continue firme. Afinal, ninguém está te vendo! E como último passo, treine com alguém te vendo. Pode ser uma pessoa só ou várias. É mais fácil se as pessoas forem íntimas de você, mas se tiver desconhecidos, o treinamento pode ser ainda melhor.

 

3. Acredite no sucesso da sua apresentação

Ninguém sabe explicar, mas quando estamos em um processo que nos causa desconforto, o cérebro tende a nos fazer querer desistir. Pode ser um tipo de autoproteção, mas também é possível fazer uma autossugestão, que neste caso nada mais é do que pensar, com firmeza verdadeira, que sua apresentação já é um sucesso.

 

4. Esqueça a plateia

Pode parecer impossível que você consiga esquecer que as pessoas estão lá te vendo, mas existem técnicas para isso. Você pode olhar para as pessoas mas não em seus olhos. Ou então olhar para pessoas conhecidas. Lembro de um palestrante que falou que a técnica que ele mais usou no começo de sua carreira era imaginar que todos os presentes na plateia eram estrangeiros que não sabiam nem uma palavra sequer de português! O importante é que, ao esquecer a plateia, você consegue se concentrar no texto e em si mesmo.

 

5. Não tenha medo de errar

OK!Você internalizou o texto, praticou, treinou seu cérebro para aceitar o sucesso, teve controle diante da plateia mas em algum momento você pode errar! Sim, errar faz parte do ser humano, mas existe a beleza de se aceitar o erro. Não tente fingir que está tudo bem, ao contrário, você pode aproveitas esse momento para fazer uma piada sobre a sua própria situação! Pode ter certeza que a plateia vai adorar e você vai se sentir bem!

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter