Comportamento

11 razões cientificamente comprovadas que você deveria gastar menos tempo no escritório

O contato com a natureza traz diversos benefícios, entre eles restabelecer a saúde mental

Agora não tem mais desculpas: vá para fora!

Dê uma volta ao sol durante a pausa para o almoço, passeie pelo parque antes do trabalho ou faça uma viagem ao bosque no fim de semana se puder.

Um estudo recente em Procedimentos da Academia Nacional de Ciências (EUA) descobriu que um pequeno grupo de indivíduos que passeavam pela natureza por apenas uma hora e meia relataram uma redução nos pensamentos negativos.

Essa descoberta acrescenta-se a um crescente número de pesquisas que mostram que a natureza oferece uma das melhorias mais confiáveis para seu bem-estar mental e físico. Aqui estão apenas alguns benefícios potenciais.

 

1. Melhora sua memória recente

Em um estudo, os alunos da Universidade de Michigan receberam um breve teste de memória, dividido em dois grupos.

Um grupo deu uma volta ao arboreto, e a outra metade deu uma volta pela rua da cidade. Quando os participantes voltaram e fizeram o teste novamente, aqueles que caminharam entre as árvores vinham quase 20 por cento melhor que a primeira vez. Os que tinham tomado as atrações da cidade não melhoraram consistentemente.

Outro estudo semelhante sobre pessoas deprimidas também descobriu que caminhadas na natureza aumentaram a memória de trabalho muito mais do que caminhadas em ambientes urbanos.

 

2. Restabelece sua energia mental

Você conhece esse sentimento onde o seu cérebro parece estar parando? Os pesquisadores chamam isso de “fadiga mental”.

Uma coisa que pode ajudar a recuperar sua mente é a exposição a ambientes restauradores, o que, a pesquisa encontrou, geralmente significa o grande exterior. Um estudo descobriu que a energia mental das pessoas se recuperou mesmo quando elas apenas olhavam as fotos da natureza. (Fotos de cenas da cidade não tinham esse efeito.)

Estudos também descobriram que a beleza natural pode suscitar sentimentos de admiração, que é uma das formas mais seguras de experimentar um impulso mental.

 

3. Alivia o estresse

Tenso e estressado? Vá para as árvores. Um estudo descobriu que os estudantes enviados para a floresta durante duas noites apresentaram níveis mais baixos de cortisol – um hormônio frequentemente usado como marcador de estresse – do que aqueles que passaram esse tempo na cidade.

Em outro estudo, os pesquisadores descobriram uma diminuição da frequência cardíaca e dos níveis de cortisol em indivíduos na floresta quando comparados aos na cidade. “Os estados estressantes podem ser aliviados pela terapia florestal”, concluíram.

Entre os trabalhadores de escritório, mesmo a visão da natureza por uma janela está associada a menor estresse e maior satisfação no trabalho.

 

4. Reduz inflamações

A inflamação é um processo natural que o corpo usa para responder a ameaças como danos (por exemplo, um dedo machucado) e patógenos (por exemplo, exposição à gripe). Mas quando a inflamação entra em excesso, ela está associada em diferentes graus com uma ampla gama de doenças, incluindo transtornos auto-imunes, doenças intestinais inflamatórias, depressão e câncer. Passar o tempo na natureza pode ser uma maneira de ajudar a mantê-lo sob controle.

Em um estudo, os alunos que passaram o tempo na floresta apresentaram níveis mais baixos de inflamação do que aqueles que passaram algum tempo na cidade. Em outro, pacientes idosos que haviam sido enviados em uma viagem de uma semana para a floresta apresentaram sinais reduzidos de inflamação, bem como algumas indicações de que o passeio lenhoso teve um efeito positivo sobre a hipertensão arterial.

 

5. Diminui o risco de problemas de visão

Pelo menos em crianças, um grande número de pesquisas descobriu que a atividade ao ar livre pode ter um efeito protetor nos olhos, reduzindo o risco de desenvolver miopia.

“Aumentar o tempo gasto ao ar livre pode ser uma estratégia simples para reduzir o risco de desenvolver miopia e sua progressão em crianças e adolescentes”, concluiu uma revisão de 2012.

Um estudo australiano que seguiu cerca de 2.000 alunos durante dois anos descobriu que mais tempo gasto ao ar livre estava associado a uma menor prevalência de miopia entre os 12 anos de idade. A mesma associação não foi encontrada para aqueles que passaram muito tempo praticando esportes em ambientes fechados, sugerindo que a conexão era mais do que atividade física.

Em Taiwan, pesquisadores estudaram duas escolas vizinhas onde a miopia era igualmente comum. Eles disseram a uma escola para incentivar a atividade ao ar livre durante o recesso e monitorou o outro como um controle. Após um ano, a taxa de miopia na escola de controle foi de 17,65%; Na escola “ao ar livre”, era apenas 8,41%.

 

6. Melhora a concentração e o foco

Sabemos que o ambiente natural é “restaurador”, e uma coisa que uma caminhada ao ar livre pode restaurar é a sua diminuição de atenção. Em um estudo inicial, os pesquisadores trabalharam para diminuir a capacidade de foco dos participantes. Então, alguns caminharam na natureza, alguns caminharam pela cidade, e o resto simplesmente relaxou. Quando eles retornaram, o grupo da natureza obteve o melhor em uma tarefa de revisão. Outros estudos encontraram resultados semelhantes – até mesmo ver uma cena natural através de uma janela pode ajudar.

O efeito atencional da natureza é tão forte que pode ajudar as crianças com TDAH, que foram descobertas que conseguiam se concentrar melhor depois de apenas 20 minutos em um parque. “As doses da natureza” podem servir como uma nova ferramenta segura, barata e amplamente acessível para gerenciar sintomas de TDAH “, escreveram os pesquisadores.

 

7. Pense de forma mais acentuada – e criativa

“Imagine uma terapia que não teve efeitos colaterais conhecidos, estava prontamente disponível e poderia melhorar o seu funcionamento cognitivo a zero custo”. Essa é a abertura dramática para um artigo de 2008 descrevendo a promessa da chamada “terapia da natureza” – ou, como um não-acadêmico pode chamá-lo, “tempo fora”.

Quando os estudantes da faculdade foram convidados a repetir sequências de números de volta para os pesquisadores, eles eram muito mais precisos depois de uma caminhada na natureza. Esta descoberta foi construída em pesquisas anteriores que mostraram como a natureza pode restaurar a atenção e a memória.

Outro estudo descobriu que as pessoas imersas na natureza durante quatro dias – muito mais do que uma caminhada no horário do almoço – aumentaram 50% sua performance em um teste criativo de resolução de problemas. Embora a pesquisa sugira a possibilidade de uma relação positiva entre o pensamento criativo e o ar livre, não foi suficiente determinar se os efeitos foram devidos a “aumento da exposição à natureza, menor exposição à tecnologia ou outros fatores”.

 

8. Estimula proteínas anticancerígenas – possivelmente.

A pesquisa sobre essa conexão ainda está em suas primeiras fases, mas alguns estudos preliminares sugeriram que passar um tempo na natureza – nas florestas, em particular – pode estimular a produção de proteínas anticancerígenas. Os níveis elevados dessas proteínas podem durar até sete dias após uma viagem relaxante na floresta.

Estudos no Japão também descobriram que áreas com maior cobertura florestal têm taxas de mortalidade mais baixas de uma grande variedade de cânceres, mesmo depois de controlar hábitos de tabagismo e status socioeconômico. Embora existam muitos fatores confusos para chegar a uma conclusão concreta sobre o que isso pode significar, é uma área promissora para pesquisa futura.

 

9. Aumenta seu sistema imunológico

A atividade celular associada aos possíveis efeitos anticancerígenos de uma floresta também é indicativa de um impulso geral ao sistema imunológico em que você confia para lutar contra males menos graves, como resfriados, gripes e outras infecções.

Uma revisão de 2010 da pesquisa relacionada a este efeito observou que “todos esses achados sugerem fortemente que os ambientes florestais têm efeitos benéficos na função imune humana”, mas reconheceu que é necessário mais pesquisa sobre o relacionamento.

 

10. Melhora sua saúde mental

Ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental podem ser aliviados por algum tempo ao ar livre – especialmente quando isso é combinado com o exercício físico. Isso é de se esperar, pois tanto a vegetação quanto o exercício são conhecidos por reduzir o estresse.

Um estudo descobriu que caminhadas na floresta estavam especificamente associadas com diminuição dos níveis de ansiedade e mau humor, e outros descobriram que as caminhadas ao ar livre poderiam ser “úteis clinicamente como um suplemento aos tratamentos existentes” para transtorno depressivo maior.

“Todo ambiente verde melhorou a autoestima e o humor”, descobriu uma análise de 10 estudos anteriores sobre o chamado “exercício verde” e “os doentes mentais tiveram uma das maiores melhorias de autoestima”. A presença de água tornou os efeitos positivos ainda mais fortes.

 

11. Reduz o risco de morte prematura

Os efeitos do espaço verde sobre a saúde são amplos, e estudos que não podem provar a causa e efeito ainda mostram fortes associações entre o acesso à natureza e vidas mais saudáveis ​​e longas.

“A porcentagem de espaço verde no ambiente de vida das pessoas tem uma associação positiva com a saúde geral percebida dos residentes”, concluiu um estudo holandês com 250.782 pessoas.

O espaço verde nas proximidades foi ainda mais importante para a saúde em ambientes urbanos, descobriram os pesquisadores. Na verdade, eles escreveram: “nossas análises mostram que as diferenças de saúde em residentes de municípios urbanos e rurais são, em grande parte, explicadas pela quantidade de espaço verde”.

Um estudo de acompanhamento da mesma equipe de pesquisa baseou-se na mortalidade avaliada pelos médicos e descobriu que uma grande variedade de doenças eram menos prevalentes entre as pessoas que viviam nas proximidades do espaço verde. Outros estudos fizeram uma ligação direta entre o tempo gasto nas florestas e outras medidas de saúde geral.

Por que a conexão? Os pesquisadores apontaram para “recuperação do estresse e fadiga da atenção, encorajamento da atividade física, facilitação do contato social e melhor qualidade do ar”, bem como o efeito positivo da natureza sobre a saúde mental, o que aumentaria a saúde e a longevidade em geral.

Assine nossa Newsletter