Bem-estar Sentir

O DESAFIO DE APRENDER E A MAGOA

O Desafio de aprender e a Magoa

Frequentemente sou procurada em consultório, por pais de crianças com dificuldade escolar.

Em geral, estas famílias já estiveram pesquisando, se há alguma questão orgânica que justifique o problema em aprender.

Procuro então, junto as famílias, tentar buscar algo que passou despercebido, num convite em pensarmos juntos o caminho possível a tomar.

Tento também, poupar a criança de ser atendida, buscando através de condutas em casa, facilitar o caminho. Faço orientação aos pais, o que muitas vezes, conseguimos juntos, resultados positivos.

Angustia, afinal, ocupa lugar na mente de todos, e uma criança angustiada, perde espaço para que nova aprendizagem ocorra.

Tomo aqui o exemplo das crianças, mas em adultos, ocorre o mesmo.

Uma mente congestionada de “fantasmas” e problemas, não tem espaço para ser criativa em achar soluções.

A congestão que muitos de nós vivemos, com a mente “encharcada” de medos e angustias, ou muitas vezes rancor e magoas, não é capaz de produzir bem-estar.

Em geral, justifica-se esta incapacidade, projetando o problema no outro.

Naquele que me disse ou fez algo que considero não merecer. Ou ainda, alguém que faz de tudo para agradar, e mesmo assim, é maltratado!

Quantas vezes na vida, ouvimos: “ Você me deixa nervoso!” Sera mesmo? Ou existe um núcleo em mim, que a fala do outro ativa meu núcleo nervoso? Afinal, ninguém é poderoso para fazer ou causar algo no outro. O que ocorre, é que certas ações alheias, ativam em mim certos núcleos, que fazem com que dispare e me responsabilize pelo que sinto. Isto se dedicar um tempo (e se for possível), fazer esta reflexão rápida. E perceber o que é meu e o que é do outro. Tarefa que é bem difícil. Implica em responsabilidade.

Já pensaram na palavra magoa? Ma-agua ou seja água parada! Em geral água parada cheira mal e fica turva.

Certa vez, li a respeito de Chico Xavier, que ele não precisava perdoar ninguém, porque procurava sempre não se ofender. Simples assim!

Sábio, não é mesmo?

Mas voltando as crianças com dificuldades escolares, somos neste aspecto, crianças grandes buscando sempre aprender algo pela vida. Aprender também que vivemos em rede, que nossos movimentos tem repercussões e despertam sentimentos e emoções em nós e nos outros. Cabe a nós tentar filtrar o que faz sentido a cada indivíduo com suas particularidades e idiossincrasias!

Espero estar contribuindo de alguma forma!

Miriam

mhalperng@gmail.com

11 999898686

Miriam Halpern

Miriam Halpern

Miriam Halpern, Psicóloga, mãe e avó. Hobby preferido, viajar e conhecer o modo de vida de outros países e culturas.
Fiz psicologia, já com os 3 filhos em casa. Fui mãe tempo integral durante 8 anos, ate que, estimulada por problemas domésticos (o filho do meio nasceu
deficiente auditivo), procurei me profissionalizar em escutar e ajudar famílias que passavam pelo mesmo que eu. Desde então não parei de estudar e trabalhar.
Após o curso de psicologia, fiz formação em Psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, instituição ligada a International Psychoanalitical Association de Londres, da qual sou membro efetivo e
docente.
Não satisfeita, fiz mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, na Universidade Mackenzie, pois queria me familiarizar com o Desenvolvimento Humano e nas relações inicias que nos constitui como humanos.
Hoje, mais tranquila, quero dividir minhas experiências, contar e ouvir.

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement