Comportamento

MÁGOA DÓI? MUITO DESCANSO E PACIÊNCIA!

Em março de 2019 publiquei um texto sobre mágoa e aprendizagem.

Agora, trago a mágoa como um sentimento difícil de passar.

Já pensaram na palavra mágoa? Má-Água: água de má qualidade, água parada e turva! Pode até ter mau cheiro.

Mágoa é um sentimento comum dos seres humanos, caracterizado por uma sensação vivida, que entendo e guardo internamente, como dor e desapontamento.

Ao contrário de outros sentimentos humanos que são intensos e passageiros, como raiva, a mágoa é uma sensação de desconforto que pode durar por muito tempo, em alguns casos até para sempre! Uma mistura de sentimentos que varia entre o rancor, a raiva e a tristeza. Normalmente, a mágoa é fruto de uma grande decepção.

Etimologicamente, esta palavra tem origem a partir do latim macula, que era utilizada para se referir ao sentimento de desgosto, amargura, tristeza e ressentimento.

E como fazer, se é um sentimento difícil e corrosivo?

Desapontamentos ocorrem sistematicamente. Alguns são mais intensos e profundos. Mágoa geralmente ocorre, quando a expectativa e confiança são certas, e, diante de um fato inesperado, surge intensamente uma certeza desconstruída, impensável!!! Resulta em dor e sofrimento!

Um golpe nas certezas!!! E como todo golpe, a necessidade de restabelecimento se faz necessária, mas nem sempre possível! Situação em que a mágoa pode ocorrer e se instalar.

Talvez, inicialmente, reconhecer e “arejar” as sensações. E lentamente, tentar aproximar-se dos sentimentos.

Mas para isso, é necessário tempo, paciência e mais paciência. A dor da mágoa, é forte e persistente.

É resultante de decepção séria, presente.

Importante salientar que as defesas emocionais, o tempo ou as tristezas, são recursos necessários para tolerar os desapontamentos e frustrações. Alguns, difíceis de aceitar, mas de uma forma ou outra, vamos navegando a vida, para superar as contrariedades. Cada um a sua maneira e ao seu tempo.

Solidariedade e empatia de alguém próximo, pode ajudar a curar feridas. Mas a cicatrização acontece na medida de cada um.

O bom de tudo isso, é nos vermos capazes de cuidar e certamente sair fortalecido, quando da diminuição do problema e da sensação de dor e mágoa.

Assim vamos fortalecendo nosso mundo, vendo que temos recursos e possibilidades de suportar e superar dores.

A sensação de mágoa é de uma dor, muitas vezes lancinante, quase insuportável. Sensações muitas vezes corporais, intensas.

O alento, é que o tempo, reflexões, tocar a vida, olhar o céu azul, o que o mundo tem a nos oferecer, ajuda a transpor momentos difíceis.

Música, arte, bons livros…e descansar, descansar muito, pois sentir dor cansa emocional e  fisicamente!

E muita paciência!!!

Ainda bem que nada é “para sempre”!

Boa semana a todos!

Até a próxima publicação!

Miriam

mhalperng@gmail.com

11 999898686

Tags
Miriam Halpern

Miriam Halpern

Miriam Halpern, Psicóloga, mãe e avó. Hobby preferido, viajar e conhecer o modo de vida de outros países e culturas.
Fiz psicologia, já com os 3 filhos em casa. Fui mãe tempo integral durante 8 anos, ate que, estimulada por problemas domésticos (o filho do meio nasceu
deficiente auditivo), procurei me profissionalizar em escutar e ajudar famílias que passavam pelo mesmo que eu. Desde então não parei de estudar e trabalhar.
Após o curso de psicologia, fiz formação em Psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, instituição ligada a International Psychoanalitical Association de Londres, da qual sou membro efetivo e
docente.
Não satisfeita, fiz mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, na Universidade Mackenzie, pois queria me familiarizar com o Desenvolvimento Humano e nas relações inicias que nos constitui como humanos.
Hoje, mais tranquila, quero dividir minhas experiências, contar e ouvir.

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement