Pensar Terapias

A paz nossa de cada dia

Vector icons set with flat design and people

Barulhos Externos e Internos

Inseguranças, medos, indecisões, irritações, tristezas, culpabilizações, auto-cobranças, ansiedades, pânicos, intolerâncias, stress, depressões… Vivemos um tempo, onde a tão sonhada paz e harmonia, parece estar cada vez mais longe, tanto fora quanto dentro de nós, lembrando muitas vezes, algo de filme de ficção ou condição somente atingida por monges que vivem no alto das montanhas do Tibet.

Nossas emoções criadas a partir de como processamos nosso dia a dia, muitas vezes nos levam a viver momentânea ou constantemente, um estado de verdadeira tensão e até mesmo guerra interna, trazendo como consequências, diversas reações negativas que levamos para nossos relacionamentos, saúde, trabalho, enfim, para todas as áreas de nossa vida.

Embora estejamos cercados por diversos fatores externos aos quais não temos o menor controle, perceba: somos nós que desencadeamos processos mentais, (a partir do significado, processamento e foco que damos a cada um deles) que acarretam diversos estados emocionais e a partir daí, como um efeito dominó, criamos várias consequências em nossa saúde e dia a dia.

Em nossa rotina diária, os pensamentos vão acontecendo de forma automática, fazendo ligações silenciosas com experiências do passado (mesmo que este passado seja o dia anterior) e assim, escapando em grande parte do tempo ao nosso controle.

Estudos na área da Neurociência já comprovaram que na grande maioria das vezes (mais de 90%) respondemos de forma inconsciente aos diversos fatores da vida. Portanto, somente quando nos conhecemos mais e tomamos consciência do que está “por baixo” de cada pensamento, ou seja, a sua estrutura interna, é que podemos lidar com ele, prevenir problemas, situações e emoções limitantes, respondendo emocional e comportamentalmente de forma mais conscientes em nosso viver.

Além disso, segundo a Física Quântica, as energias que criamos a partir do sentimento e pensamento que emanamos contribuem para criar e fortalecer a nossa realidade externa, gerando cada vez mais as mesmas experiências ao nosso redor.

Assim, da mesma forma que criamos nervosismo, raivas, medos, e sentimentos limitantes de toda ordem, podemos também criar e manter estados de paz, harmonia e equilíbrio interior, isto é, independente do que aconteça lá fora, podemos escolher como iremos receber e tratar cada situação dentro de nós.

Quietude e atenção para mudar e criar estados emocionais possibilitadores

Embora para alguns possam ser raros, cada um de nós já teve em algum momento da vida, experiências de paz, tranquilidade, harmonia e plenitude.

Acredite, mesmo que este momento tenha sido de uma fração de segundos, o simples fato de se lembrar dele, faz com que nossa mente traga para o agora em nosso corpo e sentimentos, todas as mesmas sensações que vivemos naquele momento.

Pode ser que enquanto estava lendo o parágrafo acima, tenha lembrado de um momento assim e mesmo que a imagem não estivesse tão clara, talvez tenha até tomado uma respiração mais profunda e entrado em um rápido estado de leveza e paz.

Podemos fazer este simples exercício toda vez que desejarmos acessar estes sentimentos de paz e equilíbrio que nos fazem tão bem:

Em qualquer lugar que esteja, pode ser agora mesmo, enquanto lê este trecho do artigo, recorde-se, de uma maneira simples, boa e fácil para você, de um momento em que esteve em tranquilidade, satisfação, equilíbrio e paz.

Mergulhe lá … e permita que a recordação dos sentimentos originais melhore agora a forma como está se sentindo, trazendo paz e harmonia. Respire fundo.

Reparou na diferença que uma simples e boa recordação pode fazer?

Você pode fazer isso mais vezes e ainda pode fazer melhor, adquirindo o hábito de meditar e respirar conscientemente, diariamente.

Inúmeros estudos já falam dos benefícios da meditação e respiração consciente, e um deles é trazer estados de paz e equilíbrio para nossa mente e nossas emoções.

Existem muitas maneiras de aprender a acessar um estado mental e emocional mais sereno, como através do auto-conhecimento e adquirindo o hábito de estar presente, ou seja, manter o foco no aqui e agora.

Muitas vezes, por exemplo, a ansiedade e stress aparecem, após por muito tempo em nossas vidas termos adquirido o hábito de realizar algo aqui, mas com o pensamento em várias outras situações.

No início, quando começamos a operar assim, pode ser até que era interessante, mas com o passar do tempo, isso pode ter se tornado um gerador de ansiedade e sequer nos demos conta.

Se para você algo semelhante acontece (mesmo que ainda não esteja gerando ansiedade) uma dica que pode colocar em prática para mudar, é sempre que estiver realizando qualquer coisa (seja em um trabalho, no momento do banho, na leitura ou caminhada), experimentar trazer toda a sua atenção para aquela ação, naquele momento.

Estar mentalmente presente permite-lhe sentir tranquilidade e paz interior – independentemente de quão difíceis ou banais possam ser as tarefas que estiver realizando. Se praticar isso, perceberá como agora, igual a este instante em que lê com atenção e presença, que está tudo bem e em paz.

A paz, equilíbrio, harmonia, serenidade, assim como qualquer outro estado mental e emocional é uma escolha que podemos fazer todos os dias quando abrimos nossos olhos ao despertar e a cada momento do nosso dia.

Simples? Sim.

Fácil? Nem tanto.

Requer prática, hábito, vontade, persistência, até que se torne natural.

Há sem dúvida, situações em nossa vida em que acessar a paz, torna-se algo grande e desafiador demais, mesmo que conheçamos diversas informações e técnicas. Então neste caso cabe entendermos o momento em que pedir ajuda é necessário até que estejamos aptos e fortalecidos em nossos recursos internos, sentindo que damos conta de prosseguir por nós mesmos.

Enquanto conseguimos conduzir-nos, podemos praticar a escolha de pensamentos, lembranças, leituras, lugares, atividades, exercícios, músicas, conversas, encontros, cursos, etc, que nos proporcione e alimente cada vez mais a paz nossa de cada dia.

Por Regina Oliveira

Regina Oliveria

Regina Oliveria

Coach - Trabalha com Treinamentos, Facilitação de Processos individuais e em grupo e Coaching Integrativo Sistêmico, utilizando técnicas e ferramentas aplicadas de maneira breve, mantendo o foco do processo em direção ao alcance de resultados. Auxilia indivíduos e grupos no desenvolvimento de sua capacidades de perceber e explorar seus talentos, poder interior, motivação, competências, habilidades, trabalho em equipe e cooperação e a utilizar a inteligência e criatividade em direção às suas metas.
Profissional com mais de 20 anos de experiência em áreas Administrativas e de Treinamento. Principais Formações: Coach (Professional Integrative Systemic Coaching) e Master em PNL (Programação Neurolinguística), pela Ápice Desenv. Humano, Modelo de Excelência da Gestão® pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), Reiki Nível III Sistema Usui pela mestra Alicia Goiriz e Gestão de RH.
Site: www.eoscoaching.me
Face: https://www.facebook.com/ReOliveiraCoach
Cel/Whatsapp: (11) 9 7976 9919

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter