Olhar verde

OLIVEIRA– Olea europaea L.

A oliveira é uma das frutíferas mais antigas utilizadas pelo homem, distribuída pelas regiões subtropicais e temperadas do mundo. É originária de uma região geográfica que ocupa desde o Sul do Cáucaso até as altiplanícies do Irã, Palestina e a zona costeira da Síria, estendendo-se pelo Chipre até o Egito, povoando todos os países que margeiam o Mediterrâneo e parte oriental do mar Mediterrâneo.

O cultivo estende-se a todos os países de clima tropical e temperado.  A Grécia antiga, berço da cultura ocidental utilizava plantas úteis nos seus jardins, entre elas, a oliveira. A azeitona ou oliva é o fruto da oliveira com grande importância agrícola na região mediterrânea como fonte de azeite, sendo que 90% da área plantada está na costa do Mar Mediterrâneo (regiões semiáridas) com clima que permite que a oliveira saia da dormência e tenha um florescimento uniforme. Atualmente no Brasil, existem áreas com plantios nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina.

https://radiovideira.com.br/consumo-de-oleo-vegetal-aumenta-no-brasil/

Tanto a azeitona como o óleo de oliva são muito apreciados na culinária. A presença de ácidos graxos monoinsaturados pode estar associada à redução de incidência de doença coronariana evidenciado pela população que inclui o azeite de oliva na alimentação em substituição aos alimentos ricos em gordura saturada.

Quanto aos benefícios atribuídos aos polifenóis presentes na folha de oliveira como por exemplo: ação antioxidante, anti-hipertensiva, hipoglicemiante, hipolipemiante, sugere-se verificar estudos com seres humanos para confirmar esses benefícios.

Saudações e até a próxima planta.

Linete Haraguchi

@lineteharaguchi #oliveira #oleaeuropaea

Referências consultadas:

Coutinho, E.F.; Ribeiro, F.C.; Cappellaro, T. H. (Ed.). Cultivo de Oliveira (Olea

europaea L.). Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2009.

Dutra, L.B. et al. Tendência do perfil dos consumidores de azeite de oliva. Rev Inst Adolfo Lutz. São Paulo, 2013; 72(4):322-6.

Vogel, P. et al. Polyphenols benefits of olive leaf (Olea europaea L) to human Health.

Nutr Hosp. 2015;31(3):1427-1433.

Sigam-me instagram@lineteharaguchi

Farmacêutica/Biomédica , especialista em educação em saúde pública, homeopatia e fitoterapia clínica e mestre em ciências/saúde coletiva (UNIFESP).

.Aguardem o próximo boletim

organik

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement