Agir Saúde

NOSSOS PÉS … OS ESQUECIDOS

Nossos pés…os esquecidos!

Estava praticando yoga e fizemos toda uma prática, focada nos pés, sua importância e atenção a suas particularidades.

Geralmente lembramos deles, quando algum desconforto ocorre, sapato aperta ou algum machucado incomoda.

A alguns anos, descendo uma escada, torci o pé e quebrei o 5° metatarso. Não conseguia por o pé no chão e no dia seguinte fui ao pronto socorro onde foi constatada o rompimento ósseo.

Com o pé imobilizado, fiquei 4 semanas sem poder por o pé no chão: precisei de cadeira de rodas. Lembro bem, quando ainda sem o acessório (cadeira de rodas), quis ir do quarto para a sala, pois recebi visitas. Olhar a imensidão do corredor, foi assustador! Como iria chegar ate lá, sem por o pé direito no chão? Pular como saci??? O corredor parecia uma distância intransponível! Passado este período, muletas, bengala…e pude voltar a andar normalmente após quase 3 meses.

Foi ai que me dei conta de como precisamos dos nossos pés e a pouca importância que damos a eles, afinal, eles nos sustentam desde que começamos a ficar em pé, quando bebes. Trabalham todo o tempo, nos dando sustentação e estabilidade!

Quando pequena, via minha mãe se equilibrando em sapatos de bicos finos e salto alto, e olhava para meus pés. Ficava sem entender (e continuo), como algo tão diferente do formato original dos pés, servem de calçado? Os pés são mais largos na frente e o calcanhar, mais fino e sustenta a perna, bacia, tronco e finalmente a nossa cabeça. Além de todos os órgãos internos que carregamos .

Quero propor uma homenagem a tão valioso e delicado acessório, que todos nós temos, mas nem sempre nos damos conta de sua importância fundamental em nosso dia a dia!

Lembrar deles apenas quando nos causam desconforto, é atribuir pouca importância, a tão fundamental e estruturante parte do nosso corpo!

Vamos lançar a ideia do Dia Internacional do Pé?

Uma singela, carinhosa e parca homenagem a aquele que nos sustenta, e mantem eretos! 

Miriam

mhalperng@gmail.com

11 999898686

Miriam Halpern

Miriam Halpern

Miriam Halpern, Psicóloga, mãe e avó. Hobby preferido, viajar e conhecer o modo de vida de outros países e culturas.
Fiz psicologia, já com os 3 filhos em casa. Fui mãe tempo integral durante 8 anos, ate que, estimulada por problemas domésticos (o filho do meio nasceu
deficiente auditivo), procurei me profissionalizar em escutar e ajudar famílias que passavam pelo mesmo que eu. Desde então não parei de estudar e trabalhar.
Após o curso de psicologia, fiz formação em Psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, instituição ligada a International Psychoanalitical Association de Londres, da qual sou membro efetivo e
docente.
Não satisfeita, fiz mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, na Universidade Mackenzie, pois queria me familiarizar com o Desenvolvimento Humano e nas relações inicias que nos constitui como humanos.
Hoje, mais tranquila, quero dividir minhas experiências, contar e ouvir.

2 comentários

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    • Agradeço seu comentário,Luciana.
      Nossos pés revelam quem somos e também que podemos sempre melhorar! E uma questão de atenção, foco nas estruturas que dispomos.
      Beijos e bem-vinda

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement