Agir Corpo & Ação

Como começar a praticar esportes sendo sedentário

Como começar a praticar esportes sendo sedentário

Se ficar ativo e saudável fosse fácil, todo mundo faria isso… mas nós não fazemos. Voltamos para casa depois de um longo dia sentado em uma cadeira para desestresar sentado em outra cadeira, incapaz de convocar a energia para caminhar ou ir à academia. Claro, todo mundo diz que “faça tempo para o que é importante para você”, mas a simplificação excessiva não facilita a luta. Vamos quebrar os muros mentais que não deixam você cuidar de si mesmo.

Quer se trate de gerenciamento de tempo, estresse, trabalho ocupado, vida familiar agitada ou algo mais, neste post, vamos ajudá-lo a quebrar as barreiras que podem impedir você de se levantar e ser ativo. Nós conversamos com alguns especialistas – pessoas que realmente motivaram os outros – por suas dicas sobre como fazer o que você já sabe que deveria. Quando terminarmos, você estará na posição mental para tirar proveito dos excelentes recursos de fitness que criamos juntos.

 

Sem desculpar: derrube as barreiras mentais

Em primeiro lugar, se você está lutando contra um estilo de vida sedentário, você não está sozinho. Milhões de nós são como você, e todos sabemos que devemos nos mudar, mas tropeçamos e recorremos a velhos hábitos ou nunca conseguimos a tração necessária. Isso é completamente normal, não pense de outra forma. Poucas pessoas saíram da cama um dia e disseram: “Eu vou mudar meu comportamento para melhor para o resto da minha vida”, faça isso e nunca olhe para trás. No mundo real, as coisas são diferentes. Aqui estão algumas coisas a lembrar:

  • Não seja muito duro consigo mesmo. Especialista em fitness (e colaborador do Lifehacker) Roger Lawson, observa que muitas vezes somos o nosso maior obstáculo. “Eles são simplesmente muito difíceis e esperam muito de si mesmos, eles pensam que tem que ser muito mais difícil do que deve ser e quando eles não cumprem as expectativas que estabeleceram para si, tudo começa a cair”, explica. Este é o ciclo que muitos de vocês conhecem: você começa algo com boas intenções, tropeça, fica frustrado e desiste. Seja bom para si mesmo – tropeços e falhas acontecerão, ninguém é perfeito.
  • Não fique preso na mentalidade “tudo ou nada”. O exercício não precisa ser complicado. Fazer algo é melhor do que não fazer nada. “Não deixe o excelente ser o inimigo do ideal”, diz Roger. “Claro, você poderia fazer mais ou poderia fazer melhor, mas se, no longo prazo isso te leva a fazer qualquer coisa, então não é útil para você. Faça o que pode fazer e faça de forma consistente, então, se preocupe com a otimização depois, conforme você ganha força”. Lembre-se, começar é tudo.
  • Compreenda como os hábitos funcionam. Nós conversamos sobre o ciclo do hábito e sobre como quebrar os maus hábitos antes, mas é crítico aqui. Richard Talens, co-fundador da Fitocracy, a escolha para o melhor site de rastreamento de fitness, explica assim: “A maioria das pessoas falha na aptidão porque nunca entra em um loop de feedback positivo autossustentável. Na verdade, a maioria das pessoas nem começa. Para ter sucesso na aptidão física, precisa estar na mesma categoria do cérebro do que dormir, comer e fazer sexo “. Ele explicou que, se o exercício funcionasse do jeito que se faz nos filmes – onde se passa uma cena e depois de cada treino você parece melhor e vê resultados instantaneamente, mais pessoas fariam exercícios. A chave é encontrar uma substituição de rotina que funcione para você, e isso obtém resultados para a energia que você colocou na construção de seus hábitos.
  • Você não é preguiçoso, está apenas começando de zero. Uma coisa desencorajadora que você provavelmente pensou (ou ouviu) antes é que você é apenas preguiçoso e vai desistir eventualmente, então por que se incomodar? Richard descartou essa ideia: “Dizer que as pessoas não se exercitam porque são preguiçosas é realmente atrasado. Muitas vezes, as pessoas são preguiçosas porque estão fora de forma e não se exercitam”. Ele ressalta que é fácil para alguém em forma dizer a alguém que está tendo um tempo difícil que eles são apenas preguiçosos, mas a verdade é que para os sedentários é muito mais difícil e requer mais vontade física e mental do que para alguém que faz exercícios todos os dias. Reconheça isso, especialmente quando você começa a descer a inclinação escorregadia da comparação entre você e seus hábitos com os outros.
  • Encontre sua “receita secreta”. Muitas pessoas vão te dizer para “simplesmente para de comer”, ou “apenas se levante e faça”, o que é fácil quando essa pessoa não é você, e essa pessoa está sentado atrás de um teclado de computador. Não os escute: minimizar e simplificar demais o desafio não ajuda, e ouvir o que funcionou para outros pode ajudá-lo a descobrir coisas para tentar, quase nunca será exatamente o que funciona para você. Procure a sua própria combinação de ferramentas, dicas, técnicas e conselhos que irão apoiá-lo em seus objetivos de saúde e fitness. Aceite conselhos, claro, mas lembre-se de que você está nisso para você – ninguém mais, e você é o único que saberá o que realmente funciona.
  • Lembre-se, saúde e bem-estar são ciências extremamente pessoais. Você será bombardeado por todos os lados com artigos, fraudes, livros de autoajuda, estudos científicos mal informados, comentadores da internet e mais, que todos afirmam saber o que funcionará para você – e geralmente se resume ao que funcionou para eles (o que é ótimo!) ou o que eles estão dispostos a vender para você (o que não é tão bom). Ter uma abundância de opções não é uma coisa ruim, mas lembre-se para quem você está nisso: você mesmo!

 

Mantenha-se motivado e comprometido com o seu plano

Então, o que funciona? Bem, há mais informações e conselhos lá fora do que você poderia usar, mas a chave é descobrir o que você fará, então não tenha medo de experimentar! Basta lembrar o que dissemos: se você tropeçar ou falhar, isso significa que você só precisa tentar algo novo ou começar mais lento – não que haja algo de errado com você. Experimente algumas dessas sugestões:

Comece devagar. A primeira vez que comecei a me exercitar, decidi fazer exercício diariamente por meia hora. Parece bom, certo? Bem, a partir de zero a cada dia funcionou bem por um tempo, mas quando tive que perder um dia porque trabalhei até tarde, estava doente ou meu horário mudou, eu me senti mal. Eventualmente eu desisti e me desanimei até eu poder me motivar a começar de novo. Não cometa o mesmo erro – se estiver tendo problemas com todos os dias, comece duas vezes por semana ou uma vez. Seja o que for, comece com algo que você definitivamente pode fazer sem esforço. Aqui é onde as sugestões de estacionar seu carro mais longe para poder caminhar ou usar as escadas ao invés do elevador escadas entraram em jogo. Experimente estes exercícios diários mínimos.

“Em vez de se preparar para exercitar 5-6 vezes por semana, pense para fazer 1-2 vezes – consistentemente”, diz Roger. “Defina objetivos pequenos para que você possa construir o sucesso inicial e construir a autoconfiança e exemplos de ganhos que você pode ter quando as coisas se tornem mais difíceis”. Derek Flanzraich, CEO e fundador da Greatist, concorda: “Nas noites de domingo, programe seus tempos de treino em seu calendário para o resto da semana. Isso remove uma tonelada de desculpas – você raramente vai se planejar quando tiver um horário livre. Você está muito ocupado! Agende com antecedência e será o melhor!” A hora para a ambição é depois que você tem um histórico de sucesso. Lembre-se, estamos tentando começar, e começar é bastante difícil.

 

Qualquer coisa que você faça, faça de modo divertido. Roger não poderia enfatizar isso o suficiente, e também não podemos. Faça o que fizer, aproveite. Escolha algo gratificante o suficiente para fazer você se sentir bem em fazê-lo. Se você estiver se divertindo, Roger observou, os erros se tornam como experiências de aprendizagem e desafios a serem superados, e não momentos de se sentir mal. Esta é uma das razões pelas quais ele – e nós – gostamos de sites como Fitocracy, o Mindbloom Life Game e Superbetter, que também adicionam um elemento semelhante ao jogo para o bem-estar.

 

Junte-se a comunidades que criam hábitos positivos. Falando sobre a Fitocracy, Richard explicou que serviços como a Fitocracy fazem bem porque oferecem recompensas consistentes e positivas por manter seus objetivos. Mesmo que você não veja os resultados no espelho imediatamente – e você não vai – um site como a Fitocracy recompensa você com níveis, crachás e outros tratamentos que o mantenham comprometido e motivado para fazer melhor. Isso é ótimo, mas Richard explicou que é realmente apenas uma isca para levá-lo ao verdadeiro prêmio: a comunidade. “Quer conhecer nosso pequeno segredo sujo? Eu realmente não disse isso a jornalistas de forma explícita, mas os pontos não ajudam tanto a longo prazo. Eles são apenas uma droga de entrada que te envolve com a comunidade”. Não fique preso na contagem de calorias e rastreando passos dados. Ao invés disso, perceba o poder de como uma comunidade, um amigo de treino, ou família e amigos podem te ajudar. Isso pode fazer toda a diferença.

 

Use tecnologia com sabedoria: para recontar suas vitórias. A tecnologia pode ser um grande benefício para ajudá-lo a ver o seu progresso de forma que o olhar no espelho não o mostrará. Nosso próprio Adam Pash entrou em forma com a ajuda da engrenagem certa, e Roger sugere manter um calendário como uma faixa visual de suas vitórias. Cada vez que você adere ao seu plano, seja dieta, exercício ou ambos, marque no calendário. Soa familiar, não é? Isso é o segredo de produtividade de Seinfeld, ou “Não quebre a corrente”. O objetivo é manter esse histórico, seja em um calendário, em um aplicativo ou em um site, ficando ininterrupto o maior tempo possível. Basta lembrar: quantificar seus esforços é apenas um método para obter feedback e acompanhar seu progresso. Sua tecnologia deve ser um meio para construir melhores hábitos, não o hábito em si.

 

 

Você notará que não lhe demos uma rotina de exercícios ou um plano de exercícios para seguir aqui. Você pode criar esses treinos e começar hoje, mas antes de você, certifique-se de estar em um lugar onde você está mentalmente preparado para o sucesso. Em alguns meses, você não vai querer se sentir miserável toda vez que você começa um treino, ou sabe que você tem que trabalhar hoje – deve ser uma segunda natureza, apenas algo que você faz, como tomar banho ou lavar a roupa.

Derek lembrou-nos que o ponto de virada para ele – e provável para muitos de nós – é quando percebemos que estamos no controle total de nossas escolhas – não alguém com uma dieta da moda ou livro para vender – e isso pode ser incrivelmente poderoso. Depois de você fazer essa realização, Roger observa que você sempre deve se lembrar de onde você está agora quando se trata de saúde e fitness. Seja dieta ou exercício, ser honesto com sua situação atual o impedirá de ser muito ambicioso e de se preparar para o fracasso, ou desistir totalmente. “Comece onde você está, não onde você quer estar. Tornar-se sobrecarregado logo no começo é a maneira mais rápida de parar todo o progresso. À medida que você melhora, faça melhor e não um momento antes”. Nós não poderíamos concordar mais.

organik

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement