Olhar verde

PITANGA : ( planta do cerrado)

Em 11 de setembro comemora-se oDia do Cerrado .

Considerado o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, que abriga cerca de 13.500 espécies vegetais, sendo 4.600 endêmicas. O cerrado é uma savana muito rica e está listado entre os maiores hotspots do mundo, definidos como bioma de alta diversidade associados a um alto índice de ameaça. Em homenagem a esse grande Bioma #cerrado, postaremos algumas plantas, a seguir:

Pitanga – Eugenia uniflora L. Eugenia sp. (família Myrtaceae). Alguns nomes populares: pitanga, pitanga-do-cerrado, ibipitanga, pitangueira-vermelha, cerejeira-brasileira e ginja. Arbusto com ramos finos, típicos dos cerrados, com ampla distribuição em todo o território nacional, nativa do Brasil, desde o Planalto Meridional até as restingas litorâneas do Nordeste até o Sul. Os pássaros contribuem para sua propagação ao espalharem as sementes durante a alimentação. Principais compostos químicos: óleo essencial, presença de sesquiterpenos, taninos, vitamina C, pigmentos (flavonóides e antocianina).

As folhas da pitangueira são delicadas e quando frescas exalam odor agradável e suas flores são miúdas e brancas. Os frutos maduros são suculentos, de sabor agridoce e apreciados ao natural ou transformados em doces, sucos e licores. Suas folhas (frescas ou secas ao sol) são usadas principalmente na forma de infusão “chás” na medicina caseira com base na tradição popular como febrífuga, para diarreia comum (não infecciosa) e cicatrizante de pele.

Sigam-me instagram@lineteharaguchi

Farmacêutica/Biomédica , especialista em educação em saúde pública, homeopatia e fitoterapia clínica e mestre em ciências/saúde coletiva (UNIFESP).

.Aguardem o próximo Boletim

Saudações verdes e até a próxima planta.

Referencias consultadas:
Lorenzi, H.; Matos, F.J.A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. 2.ed. Nova Odessa, SP: Plantarum, 2008.
Haraguchi, L. M. M.; Carvalho, O. B. de (Orgs.). Plantas medicinais: do curso de plantas medicinais.
Maroni, B.C.; Di Stasi, L.C.; Machado, S.R. Plantas medicinais do cerrado de Botucatu: guia ilustrado. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
Newsletter JBRJ. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Edição de 11 de set., 2020.
Reflora. Herbário Virtual. http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/ #Pitanga

organik

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement