Pensar Psicanálise

O seu silêncio pode te machucar.

happy young man agree with his inner voice

O que faz este silêncio não sair na sua voz?

É difícil ouvir a sua própria voz ou é difícil ouvir a voz que vem do outro?
São tantas as questões que podem estar envolvidas no silêncio que machuca o corpo, a mente e a alma…

A fala é importante, não só para sentir-se bem, mas também pode libertar um sentimento.
Podemos falar de várias formas (com calma, raiva ou desprezo), mas a melhor forma de falar é com a consciência no presente. Sabendo que o outro existe e que também possui sentimentos.

A psicanálise ajuda neste caminho desta fala, pois é possível deixar livremente o inconsciente para aflorar o que não está sendo dito, mas atuado no mundo externo.

Com isto irei comparar a sessão de psicanálise com a Natureza… Pois todos nós possuímos uma natureza interna, um mapa geográfico que direciona as nossas questões e que por alguma razão os movimentos não acontecem como gostaríamos que acontecesse.

Imaginando que o setting analítico é uma estufa que cultiva uma planta e esta planta é um sujeito que quer se analisar. Neste ambiente, pode chegar uma infinidade de sementes cada uma com a sua especificidade, propriedade, função e particularidades para serem desenvolvidas e reconstruídas. E quando o analisando estiver suficientemente nutrido através de sua análise chega a hora de sair da estufa e viver a vida com as suas dificuldades, prazeres e desprazeres, com a falta e presença, através da fala e a sua consciência.

“A voz do inconsciente é sutil, mas ela não descansa até ser ouvida” – Freud

Fernanda Moracci Engelberg

Fernanda Moracci Engelberg

Minha formação acadêmica foi na Universidade Anhembi Morumbi, realizei o curso de Farmácia, porém resolvi mudar de área quando conheci a terapia dos Florais.

Hoje atuo como Psicanalista e gosto de unir o tratamento dos Florais de Saint Germain. O que não é necessariamente usado em conjunto, pois isto depende da demanda do paciente. O sujeito é único com suas crenças e valores de vida.

A psicanálise surgiu em minha vida para aprofundar os meus conhecimentos. E não pretendo parar, pois estamos em constante mudança e os estudos nos fazem crescer.

Amo trabalhar com a mente, corpo e essência das pessoas.

As Instituições que me formaram foram:
Faculdade Anhembi Morumbi, curso de Farmácia
Instituto Luz, curso de Terapias Complementares
Centro de Estudos Psicanaliticos, curso de Psicanálise

Fernanda Moracci Engelberg -Psicanalista

(11) 9 8555-5637

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Assine nossa Newsletter





Advertisement