Olhar verde

Cymbopogon citratus (DC.) Stapf

Cymbopogon citratus (DC.) Stapf da família botânica Poaceae (Gramineae).

Capim-limão é conhecido popularmente por capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cidreira, chá-de-estrada, falsa erva-cidreira, lemon grass, entre outros. É uma erva perene aromática originária do sudoeste da Ásia (Índia) e cultivada em quase todos os países tropicais. Propaga-se por divisão de touceira (filiação) e seu cultivo se dá em todo tipo de solo, bem drenado e sol pleno.  É bastante útil em plantios feitos em cordões, em nível, para a contenção da água da chuva, no controle da erosão.

Produz óleo essencial rico em citral, acompanhado de mirceno. Devido ao seu aroma é confundida com a verdadeira erva-cidreira (Melissa officinalis L.) que abordaremos em seguida, portanto, deve-se ter conhecimento individualizado de cada planta por se tratarem de espécies de diferentes famílias botânicas e cada qual com suas propriedades. Principais usos populares da infusão das folhas frescas do C. citratus: ação analgésica atribuída ao mirceno, ação espasmolítica suave e calmante devido a presença do citral.

O “chá” preparado com a planta fresca e abafado é útil no alívio de pequenas crises de cólicas e estados de intranquilidade. Além do uso na medicina tradicional alguns estudos indicam ação terapêutica como analgésico, ansiolítico e sedativo leve.

Cuidados: uso não recomendado para hipotensos; pode potencializar o efeito de medicamentos sedativos; cuidado com os microfragmentos das folhas (ásperas), o chá ou suco devem ser bem coados e cuidado com confusão com a citronela (uso externo). 

Saudações verdes e até a próxima planta.

@lineteharaguchi #capimlimão #lemongrass #plantamedicinal #cymbopogoncitratus #falsaervacidreira

Sigam-me instagram@lineteharaguchi

Referências consultadas:

BLANCO, M.M.; COSTA, C.A.R.A.; FREIRE, A.O.; SANTOS-JR., J.G.; COSTA, M. Neurobehavioral effect of essential oil of Cymbopogon citratus in mice. Phytomedicine 16: 265–270, 2009.

CARLINI, E. A. et al. Sistema de Farmacovigilância em Plantas Medicinais. Boletim Planfavi, São Paulo, n. 11, p. 1-4, jul./set. 2009.

GILBERT, B.; FERREIRA, J.L.P.; ALVEZ, L.P. Monografias de Plantas Medicinais Brasileiras e Aclimatadas, Curitiba, Abifito, 2005.

GUIA RURAL. Horta é saúde. Edição especial do Guia Rural. São Paulo: abril. 338p.

LORENZETTI, B.B.; SOUZA, G.E.; SARTI, S.J.; FILHO, D.S.; FERREIRA, S.H. Myrcene mimics the peripheral analgesic activity of lemongrass tea. Journal of Ethnopharmacology, 34: 43-48, 1991.

Texto e fotos– Linete Maria Menzenga Haraguchi – farmac./biom., especialista em educação em saúde pública, homeopatia e fitoterapia clínica e mestre em ciências/saúde coletiva (UNIFESP). Coordenou o curso plantas medicinais e fitoterapia da UMAPAZ (2009-2017).

Até o próximo boletim. @lineteharaguchi

organik

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement