Muitas pessoas não sabem a diferença entre margarina e manteiga. Muitos acreditam que a manteiga é a grande vilã. A verdade é que são coisas diferentes.
A manteiga é feita a partir do leite, sendo assim, é de origem animal e contém gorduras saturadas e colesterol.
A margarina surgiu em substituição à manteiga, já que esta poderia aumentar o colesterol. Inicialmente foi feita pelo processo de hidrogenação, com óleos vegetais. Acreditava-se então que ela seria a melhor opção, já que não apresentava colesterol e nem gordura saturada. Porém veio a descoberta das gorduras trans. Um tipo de gordura maléfica para a saúde do nosso coração, já que as gorduras trans podem prejudicar o colesterol, aumentando o LDL colesterol (partícula do colesterol que tem maior capacidade de aderir nas paredes das artérias) e reduzindo o HDL colesterol (partícula do colesterol que tem efeito protetor cardiovascular).
Novamente, um problema.
Então a indústria aperfeiçoou a fabricação e “criou” o processo de interesterificação, método que não incorpora as gorduras trans. Este fator associado a adição de fitosterois, que são considerados alimentos funcionais com potencial contribuição na redução do colesterol total e da partícula LDLc.
Já os cremes vegetais são feitos apenas com gorduras vegetais e tem teor de lipídios (gorduras) menor quando comparado à maioria das margarinas. Por isso é uma opção de grande procura por pessoas que buscam a redução da ingestão de calorias.
A verdade é que tudo isto causa enorme confusão nos consumidores!
Sendo assim, qual a melhor opção?
MODERAÇÃO!!!
Sempre recomendo que a quantidade é importante neste caso, qualquer uma pode ser consumida desde que uma pequena porção no café da manhã.
Outra recomendação, é sempre ler rótulos, e preferir alimentos com menor teor de gorduras, sejam elas, saturadas, colesterol e trans, assim como baixo teor de sódio, que também não é amigo do nosso coração!
E mais uma recomendação é a possibilidade de diversificar opções. Além de não enjoar e manter um café da manhã variado, esta variação permite oferta maior de nutrientes. Pense em outras opções (queijos e geleias por exemplo) que possam substituir a manteiga, margarina ou creme vegetal, não no sentido de nutriente, mas de variedade!
Vamos pensar em qualidade de vida, incorporar hábitos alimentares e de vida saudáveis.
Variedade e equilíbrio são palavras chaves!
Dra. Viviane Lago
Nutricionista
CRN 8646-3
tel. 11 3676 1793
Comentar