Agir Comportamento

APRENDENDO FAZER NADA!

Aprendendo Fazer Nada!

Estava preocupada, no início da epidemia, se a internet daria conta de tanta demanda. Surpreendentemente, ao menos comigo, tudo está correndo bem.

Conexão virtual, ok!

Seguindo com minhas reflexões, percebo que ficar conectado à internet, cansa mais que uma atividade compartilhada presencialmente. Abraços, sorrisos, o calor da presença esta cerceado no momento. E como faz falta!

Hoje, precisei sair para umas compras. Sempre que posso, pergunto sobre a saúde de funcionários, e o que me informam, é que alguns poucos, ficaram doentes sem maiores gravidades. Vejo a cidade triste, sem movimento…quase todos de máscara, numa tentativa de salvar-se e aos outros, do Covid 19 que também é um fator real. Mas um fator invisível, que não temos muito como saber o que fazer. Por enquanto, medidas paliativas, e a esperança que em breve, surja uma vacina, ou tratamento eficiente.

E a constatação de que pouco podemos fazer. Talvez nada!

Decidi então aprender a fazer nada, pois tudo é impermanente e todo mundo quer viver melhor e de preferência, sem sofrer.

Percebo que inquietação, de nada ajuda e que em geral, criamos hábitos para evitar sofrer!!

A impotência diante dos fatos é real e dominante.

Talvez seja o momento de percebermos que podemos ser pessoas melhores, cuidando de nós mesmos e assim, aprendendo a ter mais espaço, mesmo dentro de casa!

Somos ambíguos e paradoxais! É hora do exercício de ficar com quem somos e reconhecer que podemos viver com mais simplicidade e resiliência.

Fazer nada é um bom exercício: no início, é esquisito, pode mesmo ser aflitivo. Os pensamentos aparecem e deixá-los ir…mais outro surge, e mesmo assim, confiar que naquele momento, a ideia é fazer nada. E não falo de meditar, pois meditar é uma ação. Tem um intensão.

Conectar-se consigo mesmo. Fazer Nada!

Apenas contemplar, e deixar fluir os pensamentos que se sucedem. Sem se fixar em nada. Apenas descansar a mente!

Quando comecei a “Fazer Nada”, me irritava e parava. Mas insisti!

Agradeço esta nova descoberta, que pretendo levar para a vida!

Descobri no Retiro Urbano que venho participando. Até então não conhecia a prática do Fazer Nada. Sou aprendiz.

Uma nova conexão!

É revigorante!

Um desfio que vale a pena!!!

Até a próxima publicação!

Miriam

mhalperng@gmail.com

11 999898686

Miriam Halpern

Miriam Halpern

Miriam Halpern, Psicóloga, mãe e avó. Hobby preferido, viajar e conhecer o modo de vida de outros países e culturas.
Fiz psicologia, já com os 3 filhos em casa. Fui mãe tempo integral durante 8 anos, ate que, estimulada por problemas domésticos (o filho do meio nasceu
deficiente auditivo), procurei me profissionalizar em escutar e ajudar famílias que passavam pelo mesmo que eu. Desde então não parei de estudar e trabalhar.
Após o curso de psicologia, fiz formação em Psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, instituição ligada a International Psychoanalitical Association de Londres, da qual sou membro efetivo e
docente.
Não satisfeita, fiz mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, na Universidade Mackenzie, pois queria me familiarizar com o Desenvolvimento Humano e nas relações inicias que nos constitui como humanos.
Hoje, mais tranquila, quero dividir minhas experiências, contar e ouvir.

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement