Agir Comportamento

POSSO IMPEDIR QUE ALGUÉM SOFRA? -ALZHEIMER

Reflexão  sobre: ALZHEIMER E AS CONSEQUÊNCIAS PARA O DOENTE E A FAMILA.

Eu sei que a pressão é muito grande, essa doença maldita enlouquece a família inteira e mamãe está à beira de um surto. Voltei para casa imaginando como poderia proteger mais os meus pais, se é que isso é possível. Acho que temos um limite de responsabilidade e, quando não aceitamos isso, a culpa e o medo fazem um estrago muito grande em nosso corpo e alma.

Até onde eu posso cuidar de alguém ou impedir que esse alguém sofra? ”Miriam Morata Novaes in Alzheimer diário do esquecimento
Eu ainda não sei a dimensão exata dos estragos que o Alzheimer faz no corpo e na Alma, durante e depois que vivemos esse pesadelo.

Os poetas dizem – “construam castelos com as pedras que te atirarem.”, ou “com as penas que a vida me deu, eu construí asas e voei”… Tudo tão bonito, mas eu ainda não consigo construir castelos e nem asas .Às vezes acho que a realidade está um pouco distante da Poesia e da Fé, talvez para nos fazer caminhar em direção a elas, ou quem sabe, realizar essa poesia, com a matéria prima da realidade. Tão difícil!

Se a vida é só um sonho, o Alzheimer é o instante de pesadelo que entra nesse sonho, para nos ensinar algumas coisas que de outra forma, não aprenderíamos.

O que o meu corpo precisava aprender? A abaixar corretamente e levantar peso sem lesionar a coluna, os braço e as pernas? Trocar fraldas e lavar um idoso, sem deixar a pele úmida para não assar? Fazer curativo em escaras? Usar desinfetante, ou amaciante sem perfume, para evitar alergia, ou prejudicar a rinite do idoso? Oferecer água o tempo todo para o paciente, para que não desidrate, mas não se esquecer de também tomar água, pelo mesmo motivo? Será que eu não conseguiria aprender tudo isso, sem tanto sofrimento? O que o meu coração precisava aprender? Não criar expectativas para pessoas, sonhos, ou planos para o próximo instante, sem revolta e frustração ?Viver o agora, sem fantasiar com o futuro, ou me agarrar ao passado de felicidade, mesmo que o agora seja um inferno? Será que tudo isso foi para eu descobrir que amor é mais do que poesia, ou acordo divino para garantirmos um lugar no céu?Amor é exercício pesado, é levantar peso para definir o músculo do coração, para que ele aguente o tranco da vida. Será que eu tinha que aprender a exercitar a impotência e a fragilidade, todas as horas do dia, sem desesperar? Ou todo esse pesadelo só existiu para que eu percebesse que a arrogância e o poder humano são tão patéticos, não resistem a uma célula enlouquecida, ou um gatilho no cérebro que desfaz nossas teorias sobre “tudo”; reduz nossas certezas a nada e ri da nosso medo e espanto?

A morte sempre foi o monstro assustador que assombra o homem; mas durante a vida percebemos que outros fantasmas são muito mais assustadores, o Alzheimer é um deles. Conviver com a morte de um ser amado que ainda respira e abraça é muito mais devastador, do que presenciar o momento em que fecham a tampa do caixão. Onde está a poesia e a fé, nessa realidade tão assustadora? Talvez seja isso que tenhamos que aprender, a criar a Poesia e a Fé nessa realidade assustadora. Para que? Não sei.Miriam tentando entender alguma coisa que dê significado à dor e ao desespero humano. Míriam Morata, trecho de Alzheimer recolhendo os pedaços

Recomendo  os livros

“Alzheimer diário do esquecimento”

“Alzheimer – recolhendo os pedaços

Até o próximo encontro!

Míriam Morata

Arquiteta, formou-se em filosofia, mestre em Ciência da Religião e pós graduada em Arquitetura Sustentável.

Presidente da ONG recriar.com.você


Glória Cristina Porto Coelho

Glória Cristina Porto Coelho

Eu, Glória, nasci aqui nesta cidade (São Paulo), que muitos dizem caótica, mas que me acolhe tão bem. Sinto-me honrada por ter meus pais como companheiros, nesta viagem aqui na terra, pessoas sábias que do seu modo me ensinaram a ética e valores que trago comigo até hoje. Com eles aprendi o que é a verdadeira compaixão e entendi a necessidade da colaboração entre as pessoas e o gosto pela terra, pela natureza, pelas plantas e pelo trabalho.
Escolhi estudar Farmácia-Bioquímica sem mesmo saber que ela me levaria na trilha do autoconhecimento, pois a partir das indagações de como melhorar a saúde das pessoas que tanto gosto, descobri que aquilo que tinha nas mãos, apesar de ser uma ferramenta fantástica, “os medicamentos”, eles em algumas vezes não melhoravam as condições de bem-estar e harmonia do ser humano. Foi então que iniciei a busca pelo link oculto entre o científico e o "sentir”, e descobri que há outras ferramentas que melhoraram as condições internas e psicológicas, que necessariamente não passam pelo medicamento, por isso cursei Homeopatia e Naturopatia, onde aprendi sobre aromaterapia, massagens, reiki, noções de cromoterapia e PNL, enfim, percebi mudanças internas e nos outros também. Aliando o trabalho em farmácia com manipulação, que transforma as matérias primas em medicamentos, com as orientações e palavras de conforto, fui apreendendo que a boa vontade em ajudar era a grande ferramenta para dar o start na melhora das pessoas.
O encantamento foi tanto que me especializei em Acupuntura e Fitoterapia, tudo na busca de recursos para o bem-estar do ser humano.
Estudei biologia molecular e me deparei com as verdades da física quântica, a energia do ambiente, enfim tudo se interliga - a ciência, o sentir, as energias.
Percebo que há inúmeras gavetas, portas, “chaves e fechaduras” e elos que acessam a vida dentro de mim, me tornando consciente do meu presente e do meu viver. Sei que posso aliar estas ferramentas e me tornar uma mestre em minha própria vida. Cada vez mais me apaixono por todas estas ferramentas disponíveis que posso utilizar no meu dia a dia.
Estou certa de que quero e sou capaz de passar algumas dicas para vocês, referente à jornada que busca apenas tão somente um bem viver.
Obrigada, muito obrigada sempre!

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement