Agir Comportamento

O TRABALHO DE SISIFO OU EU LAVO E VOCÊ ENXUGA

O Trabalho de Sisifo ou Eu Lavo e você Enxuga

Um dia destes, tive um tempinho e fui ver a exposição do Millor Fernandes no Instituto Moreira Sales em São Paulo.

Quando pequena, gostava de ver a revista “O Cruzeiro”, seus desenhos e crônicas me chamavam a atenção: era pequena, mas percebia sua ironia e sarcasmo.

O Trabalho de Sísifo é uma expressão popular originada a partir da mitologia grega, remetendo a todo tipo de trabalho ou situação que é interminável e inútil.

O significado contemporâneo desta frase está relacionado com a ideia de que por mais trabalho e esforço que se faça em relação a algo, os resultados são sempre infrutíferos, irrelevantes e frustrantes.

Sisifo, personagem da mitologia Grega, fora condenado a empurrar uma pedra gigantesca e pesada, montanha acima, e chegando ao topo, seu peso, obriga-o a descer novamente com a pedra nas costas, e assim, sempre tentando terminar um trabalho interminável.

Fora punido por sua arrogância e insulto a Zeus*

Quando vejo um prédio, arquitetonicamente interessante, cheio de vidros externos, reluzente, penso sempre “quem sera que da conta de limpar tudo isso”?

Ou quando termino de arrumar minha cozinha, passado algumas horas, vejo lá novamente copos usados, facas sujas de manteiga e farelos de pão no chão.

Vou levando numa boa até que começo a ficar irritada, pois é um trabalho sem fim, diário, e ingrato!

Além de invisível, como quem lava os vidros de um prédio de um montão de andares.

Sisifo foi condenado por sua arrogância. Serei eu também arrogante, em ficar cansada ou melhor enjoada de tanto lavar e enxugar?

Talvez seja um exercício de humildade e tolerância que venho fazendo, sem ter um fim em si, que não seja manter a cozinha, que para mim é o coração da casa. Gosto de tudo arrumadinho, cheiroso.

Então devo continuar a lavar e enxugar, sem reclamar. (até rimou!!!!)

A

O trabalho de manter uma casa em ordem é infinito e repetitivo. Vivemos tentando fugir da rotina, mas algumas brechas podem ser suficientes para novas experiencias, como esta escapada que pude fazer, entre o consultório e a casa.

Fui ver a exposição do Millor que me deu a ideia para este texto!

*https://www.significados.com.br/trabalho-de-sisifo/

Uma abraço ate o próximo encontro

Miriam Halpern

Miriam Halpern

Miriam Halpern, Psicóloga, mãe e avó. Hobby preferido, viajar e conhecer o modo de vida de outros países e culturas.
Fiz psicologia, já com os 3 filhos em casa. Fui mãe tempo integral durante 8 anos, ate que, estimulada por problemas domésticos (o filho do meio nasceu
deficiente auditivo), procurei me profissionalizar em escutar e ajudar famílias que passavam pelo mesmo que eu. Desde então não parei de estudar e trabalhar.
Após o curso de psicologia, fiz formação em Psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, instituição ligada a International Psychoanalitical Association de Londres, da qual sou membro efetivo e
docente.
Não satisfeita, fiz mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, na Universidade Mackenzie, pois queria me familiarizar com o Desenvolvimento Humano e nas relações inicias que nos constitui como humanos.
Hoje, mais tranquila, quero dividir minhas experiências, contar e ouvir.

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement