Pensar

CAMUFLAGEM OU MENTIRA?

Camuflar no dicionario da Lingua Portuguesa, Editora Porto:

  1. Alterar o aspecto exterior de acordo com o meio ambiente para passar despercebido.
  2. Esconder, disfarçar.

No mesmo dicionario Mentir:

1. Enganar; iludir

2. Falhar; malograr-se

Onde quero chegar com isso?

Na natureza, muitos animais e plantas, tem a capacidade de adaptar-se as circunstâncias, e mudar de cor, de pele, e, este ser um mecanismo de proteção ou adaptação ao ambiente e suas intempéries, suas ameaças.

Observo em meu dia a dia, muitas “mentiras humanas” sendo expostas:

(não estou aqui entrando no mérito do momento politico em que vivemos)

Mas como saber se uma mentira é dolosa ou protetora?

Que direito tenho em impor a minha verdade, sem saber se estou sendo intrusiva ou invasiva a quem me dirijo?

Nem sempre a mentira ou camuflagem tem a intensão de lesar o outro. Pode muitas vezes, ser um artificio necessário ou recurso possível em certas situações.

Já muitas vezes escutei “isso é mentira branca, né”, ou seja, não prejudica ninguém ou ainda está a serviço de solucionar algo difícil, pois muitas vezes, não podemos ouvir ou dizer “verdades” e ficamos sem saída.

Alias, o que é verdade? Quem sabe?

Existe um senso comum, mas para coisas da alma (não no sentido religioso, mas na particularidade de cada um) e dos sentimentos, a “verdade” fica muito relativa. Cada indivíduo vem carregado de experiencias e compreensões muito pessoais. Alem da personalidade que nasce com ela. Difícil mudar, mentir ou camuflar.

Não entendam que estou defendendo a mentira ou a camuflagem, mas sim que façamos uma reflexão sobre a questão: O que seria de um lagarto se não pudesse se esconder e parecer um pedaço de madeira? Ou o peixe que torna seu aspecto como o de uma pedra?

Peço apenas que pensem no que escrevo, pois vestir-se com esmero, e maquiar-se, não deixa de ser uma camuflagem consentida cultural e economicamente, onde alteramos nossa aparência original.

Estou dizendo alguma mentira? Algum absurdo? Se estiver, peço que me digam!

Até o próximo encontro
Miriam
mhalperng@gmail.com
11 999898686

Miriam Halpern

Miriam Halpern

Miriam Halpern, Psicóloga, mãe e avó. Hobby preferido, viajar e conhecer o modo de vida de outros países e culturas.
Fiz psicologia, já com os 3 filhos em casa. Fui mãe tempo integral durante 8 anos, ate que, estimulada por problemas domésticos (o filho do meio nasceu
deficiente auditivo), procurei me profissionalizar em escutar e ajudar famílias que passavam pelo mesmo que eu. Desde então não parei de estudar e trabalhar.
Após o curso de psicologia, fiz formação em Psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, instituição ligada a International Psychoanalitical Association de Londres, da qual sou membro efetivo e
docente.
Não satisfeita, fiz mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, na Universidade Mackenzie, pois queria me familiarizar com o Desenvolvimento Humano e nas relações inicias que nos constitui como humanos.
Hoje, mais tranquila, quero dividir minhas experiências, contar e ouvir.

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement