Agir Alimentação

CACAU TRAZ BOM HUMOR

O cacau/chocolate pela sua composição de matéria gorda, açúcares, colonização microbiológica, efetuada na fermentação, e substâncias psicoativas, mais especificamente a teobromina e a cafeína, cuja primeira substância tem uma percentagem mais elevada do que a segunda, apresenta um potencial de interação ativa sobre o estado emocional/sentimental eficaz, eficiente e rápido.

Não podemos deixar de falar do eixo microbiota/cérebro que há uns anos a esta parte começou a ser amplamente investigado devido a sua importância nas desordens mentais e emocionais, que já tinha sido aflorado anteriormente no presente trabalho. O consumo de chocolate com elevado teor de Cacau diminui a excreção de cortisol e catecolaminas, que são considerados biomarcadores de Stress por oposição de estados de bem-estar/felicidade.

Por outro lado, a par da diminuição de Stress através da menor excreção de cortisol, a atividade microbiana a nível da microbiota aumenta fornecendo uma colonização de micróbios intestinais mais rica e benéfica. Vários estudos para além deste, atestam a influência de uma colonização microbiológica benigna para a estabilidade emocional e prevenção relativa a perturbações de ordem psiquiátrica. Para ser possível usufruir destes benefícios é aconselhado o consumo de 40 gr de chocolate preto (entre 70% a 100%), por um período de cerca de duas semanas para que seja consolidada a mudança no metabolismo, e para que se torne possível uma recolonização da microbiota

 

Fonte: https://run.unl.pt/bitstream/10362/30144/1/Pinto_2017.pd O Bom, o Mau e o Vilão, quando a gulodice é um caminho para a Felicidade – Efeitos do Cacau no Estado Emocional-Pinto, Teresa Raquel de Sousa Carvalho

 

Glória Cristina Porto Coelho

Glória Cristina Porto Coelho

Eu, Glória, nasci aqui nesta cidade (São Paulo), que muitos dizem caótica, mas que me acolhe tão bem. Sinto-me honrada por ter meus pais como companheiros, nesta viagem aqui na terra, pessoas sábias que do seu modo me ensinaram a ética e valores que trago comigo até hoje. Com eles aprendi o que é a verdadeira compaixão e entendi a necessidade da colaboração entre as pessoas e o gosto pela terra, pela natureza, pelas plantas e pelo trabalho.
Escolhi estudar Farmácia-Bioquímica sem mesmo saber que ela me levaria na trilha do autoconhecimento, pois a partir das indagações de como melhorar a saúde das pessoas que tanto gosto, descobri que aquilo que tinha nas mãos, apesar de ser uma ferramenta fantástica, “os medicamentos”, eles em algumas vezes não melhoravam as condições de bem-estar e harmonia do ser humano. Foi então que iniciei a busca pelo link oculto entre o científico e o "sentir”, e descobri que há outras ferramentas que melhoraram as condições internas e psicológicas, que necessariamente não passam pelo medicamento, por isso cursei Homeopatia e Naturopatia, onde aprendi sobre aromaterapia, massagens, reiki, noções de cromoterapia e PNL, enfim, percebi mudanças internas e nos outros também. Aliando o trabalho em farmácia com manipulação, que transforma as matérias primas em medicamentos, com as orientações e palavras de conforto, fui apreendendo que a boa vontade em ajudar era a grande ferramenta para dar o start na melhora das pessoas.
O encantamento foi tanto que me especializei em Acupuntura e Fitoterapia, tudo na busca de recursos para o bem-estar do ser humano.
Estudei biologia molecular e me deparei com as verdades da física quântica, a energia do ambiente, enfim tudo se interliga - a ciência, o sentir, as energias.
Percebo que há inúmeras gavetas, portas, “chaves e fechaduras” e elos que acessam a vida dentro de mim, me tornando consciente do meu presente e do meu viver. Sei que posso aliar estas ferramentas e me tornar uma mestre em minha própria vida. Cada vez mais me apaixono por todas estas ferramentas disponíveis que posso utilizar no meu dia a dia.
Estou certa de que quero e sou capaz de passar algumas dicas para vocês, referente à jornada que busca apenas tão somente um bem viver.
Obrigada, muito obrigada sempre!

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos artigos

Assine nossa Newsletter





Advertisement