Asclepias curassavica L.
Planta tóxica conhecida popularmente como oficial-de-sala, erva-de-rato-falsa, mata-cavalo (no interior).
É comprovadamente tóxica e dentre seus constituintes químicos os de maior importância são as substâncias cardioativas que causam alterações cardiovasculares podendo causar a morte de uma criança. Toda a planta tem glicosídeo cardiotóxico e látex – risco químico. Seu látex viscoso, branco e corrosivo quando em contato com os olhos pode causar conjuntivite, edema de córnea podendo levar à cegueira.
Suas flores com pétalas vermelhas e estruturas alaranjadas chamam a atenção por serem belas e vistosas, porém, perigosas. É uma planta herbácea que pode aparecer nas hortas, quintais, jardins de escolas, campos, pastos e terrenos baldios.
A melhor profilaxia é a conscientização do potencial tóxico da planta, evitar a propagação dessa espécie nesses locais e orientar os pais, educadores, agricultores e afins.
Linete Haraguchi
Sigam-me instagram@lineteharaguchi
Farmacêutica/Biomédica , especialista em educação em saúde pública, homeopatia e fitoterapia clínica e mestre em ciências/saúde coletiva (UNIFESP). Coordenou o curso de plantas medicinais e de fitoterapia da UMAPAZ de 2009-2017.
.Aguardem o próximo Boletim
Até lá.
Saudações verdes
@lineteharaguchi
Comentar