Solicitações e invasões : decisões e responsabilidade
Como assim?
A todo instante somos assolados, e invadidos por propostas, urgências.
Cada vez que vejo meu email, recebo inúmeras solicitações bombásticas, como por exemplo:
Você precisa de crédito fácil? Estamos aqui!!!!!!! Apenas em um clique receba xxxxx reais que faltam para você e viva tranquilo!
Será?
Aproveite as ultimas ofertas de magazine X ! Vai ficar fora desta grande oportunidade?
É mesmo? Sera que é o fim de tudo se não for comprar o que anunciam?
E como resistir a tantos apelos, tantas manobras e tentativas de nos seduzir?
Afinal tenho livre arbítrio.
Meu cérebro (e de todos os humanos) possui uma área pré-frontal, cuja função é possibilitar a tomada de decisões.*
E é claro, cada vez que decido algo, estou fazendo uma opção e deixando varias outras possibilidades. E toda escolha implica em algum tipo de responsabilidade.
AH! Será esta, a principal questão? De fato, a realidade mostra a todo instante, que vivemos nos responsabilizando: seja até não decidindo nada, também é uma decisão! Parece que não, mas a omissão também é uma decisão, e implica em um ato responsável!
Pois é amigos, como resistir a tantos apelos externos e internos, sem perder a tranquilidade?
Muitas vezes me vejo irritada, em não saber o que fazer diante de um fato que se impõe.
Aprendi que a irritação pode ser um alarme que venha em meu socorro e me avise que preciso de mais tempo ou reflexão. Mas nem sempre é possível. Acontecem coisas de decisão imediata.
Lembro-me agora, de um garoto que foi meu paciente a muitos anos atras, que era péssimo em matemática. Não se dava conta, que ao atravessar a rua, fazemos cálculos de distancia, tempo…e ao decidirmos atravessar ou não, a partir da observação e cálculos rápidos, tomamos uma decisão. Ou seja, usamos matemática, física, etc a todo tempo.
Mas onde comecei? Nas intromissões e invasões a que estamos expostos a todo tempo. Decisões e responsabilidades estão sempre acontecendo. A todo instante. Decidi escrever este texto. Sou responsável pelo que escrevo. Procuro selecionar as palavras e me fazer clara. Sera que consigo?
Fica aqui em aberto a indagação.
*O que se passa no nosso córtex pré-frontal?
Apesar de as funções cerebrais serem complexas e de muitas delas envolverem várias áreas, algumas áreas concentram em si a parte mais importante de algumas funções. Uma destas áreas é o córtex pré-frontal que, como o nome indica, fica na parte da frente da nossa cabeça. E de que funções se ocupa? O córtex pré-frontal assegura funções relacionadas com:
– Atenção, julgamento, Perseverança, controle de impulsos, organização, resolução de problemas, pensamento critico, antecipação, aprender com a experiencia, empatia.
Fonte: https://www.oficinadepsicologia.com/no-cortex-pre-frontal/
Comentar