Você tem Ética Profissional e Pessoal?
Pra saber se você tem ética profissional e pessoal tem que saber ao menos o que significa essa palavra “ética” na prática, e como pode afetar todas suas escolhas e conduta no dia a dia. Depois de entender na realidade como funciona essas atitudes éticas, fica mais fácil ser coerente com suas funções e atribuições diárias.
A diferença básica entre um termo e outro está bem claro quando falamos de ética profissional e pessoal; Significa basicamente que respectivamente uma refere-se a sua conduta no trabalho e a outro sobre sua conduta na sua rotina habitual, no seu cotidiano.
Agora quando falamos em ter uma conduta ética profissional e pessoal significa que você toma atitudes para fazer o que “parece” certo, ou o que está correto diante de uma situação. De forma que sua ação não prejudique o “modos operandi” de uma rotina para obter benefício (vantagem) próprio.
Ética no Trabalho
Não provém apenas da gestão da empresa as atitudes de seus subordinados, é de cada pessoa a responsabilidade de seu comportamento e ações dentro do seu ambiente de trabalho.
Ainda que toda grande empresa possua seu código de ética, considerando regras sobre o comportamento dos funcionários dentro do estabelecimento, é de cada pessoa sua própria conduta. Quando essas regras já são escritas fica ainda mais fácil de saber a conduta permitida e não permitida.
Parte do sucesso de uma empresa vem destas regras que mantêm o ambiente harmônico e respeitável em todas as áreas.
O mais interessante é que essas condutas antiéticas normalmente acontecem no mundo dos negócios, onde não há regras e nem códigos escritos individuais para a pessoa agir com honestidade e moralidade.
Ética na Vida
Ética pessoal não é muito diferente da profissional, porque trata-se da conduta da pessoa fora do mundo dos negócios, mas da mesma forma, com honestidade e moralidade na sua própria vida cotidiana.
É a forma de agir diante de várias situações, utilizando-se de valores personalíssimos e íntegros por conta de toda experiência vivida e aprendida. Tudo baseado no seu comportamento e nas atitudes diante de várias situações e circunstâncias. São os bons valores que contam para um comportamento dentro da moralidade.
Não significa também que tudo que “parece” correto segue as normas de eticidade porque na verdade o que se pressupõe certo para uns pode não ser para outros. Por isso a ética acaba sendo muito convergente e apoiando-se no que é correto dentro de valores majoritários para a sociedade.
Ético em Todos os Sentidos
A ética não envolve somente pessoas e o tratamento um com o outro, mas também vem de uma conduta individual, que para si mesmo não é ofensiva, porém, ilícito diante do conhecimento de leis. E ninguém pode dizer que desconhece a lei!
Além disso a conduta ética profissional e pessoal nem sempre depende de uma ação do indivíduo, pode também partir de uma reação após um pedido com vantagens ilícitas. Ou seja, o que parece ser uma oportunidade real pode não ser o melhor caminho a seguir e sendo antiético soa totalmente contra a moralidade e os bons costumes.
Fica claro que a ética é um fator determinante para a personalidade do indivíduo formando não apenas o caráter mas a base íntegra que todo cidadão precisa para formar uma sociedade civilizada e gerada nos bons costumes.
O filósofo Mario Sérgio Cortella afirma que – “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.”.
Existem muitas formas não éticas de agir, tanto profissionalmente como em sua vida pessoal, como, falando meias verdades, sonegar impostos,burlar a lei, reter informações, não divulgar o verdadeiro autor de boas ideias e etc. Pensemos nisso : Ser ético é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes,proteger e preservar a vida e a natureza é buscar ser feliz.
Comentar