Hidratar-se é vital!
Tão importante como a boa saúde e fazer exercícios e cuidar da alimentação, é manter o corpo sempre hidratado.
A água é essencial para o funcionamento do nosso organismo, que é composto em cerca de 70% por líquidos. Ela é o meio de transporte de nutrientes, oxigênio e hormônios por fazer parte do sangue.
Sobretudo nos dias quentes, em que perdemos muito líquido pela transpiração, é preciso consumir o líquido ainda mais do que regularmente. E, diferentemente do que escuta-se falar, a quantidade de líquidos a ser consumida nem sempre é de dois litros, mas, sim, pode variar de pessoa para pessoa.
O valor mínimo a ser atingido é muito variável, pois adultos, crianças e gestantes têm necessidades diferentes e fatores como metabolismo, estrutura corpórea, prática de atividade física e até a umidade do ar alteram esse cálculo.
E, além de ser importante para hidratar o corpo no verão, é uma ótima aliada no processo de emagrecimento. Apesar de não ter nenhuma propriedade emagrecedora ou termogênica, quando associada a alimentos em fibras, contribui para o bom funcionamento intestinal e reduz o estufamento, favorecendo a perda de peso. O mesmo vale para água com gás, que só deve ser evitada por pessoas com problemas estomacais.
Durante a refeição, um copo de 200ml de água sem gás pode auxiliar o processo de digestão. Mas, pessoas com gastrite, refluxo, hérnia de hiato devem procurar não beber durante as refeições para evitar a distensão gástrica.
Os benefícios não estão só no emagrecimento e hidratação do corpo, mas uma recente pesquisa de uma universidade dos Estados Unidos mostra que a água pode regular a pressão sanguínea.
A pesquisa analisou pacientes durante dez anos e, comparando exames, foi possível concluir que o consumo de água estava relacionado com mudanças na pressão arterial. A explicação para isso se deve ao fato de que a água acelera a atividade do sistema nervoso simpático (que está relacionado ao controle de vários órgãos), o que faz os vasos sanguíneos se contraírem. Com essa contração, aumenta a velocidade com que o sangue corre pelos vasos, aumentando a pressão.
Para quem é hipertenso, esse aumenta não chega a ser significativo. Porém, pode ser uma boa forma de controlar a pressão baixa. Outro dado da pesquisa é que em casos de doação de sangue, por exemplo, ingerir cerca de 400ml de água antes, diminui em 20% as chances de desmaiar após doar. Estas descobertas só mostram que a água é muito mais importante e benéfica ao organismo do que se imagina. Portanto, hidratar-se é vital
Comentar