Comportamento

QUE VONTADE DE SUMIR!

Vontade de Morrer?
Vontade de Morrer?

Você já teve vontade de sumir?

As pessoas falam que a “moda” hoje, entre os jovens, é a depressão. Porém, foi a depressão que revelou o suicídio como a sua maior vontade de sumir.

Não é só por causa de séries da Netflix que alguns adolescentes tomaram essa posição hoje, mas vários outros fatores, como o bulling ou altruísmo como excesso de integração social, que já era ditado há milênios por Emile Durkheim relativizando o suicídio tão influenciado pela coletividade (sociedade).

Essa vontade de sumir, que hoje muitas pessoas falam aleatoriamente tornou-se de fato, algo com que se preocupar. É por isso que vamos falar sobre essa vontade específica de querer sumir.

A vontade pode ser gerada por aspirações, inspirações, desejos, anseios, perspectivas aguçadas, necessidade e até mesmo pelo imaginário.

 

Vontade de Morrer?
Livro: A Força Compre Aqui

A vontade

A vontade normalmente exprime um desejo profundo de querer algo muito forte, ou de maneira que se pense nisso a todo momento. Ainda que essa “vontade” seja motivada por outras coisas de fundo e que normalmente não são caracterizadas por serem irrelevantes.

Mas quando se tem vontade de sumir, ainda que seja comum falar isso “entre dentes” como forma de expressar tédio, desânimo, decepção, para algumas pessoas essa vontade de sumir do meio em que convive vai ficando mais forte a medida que não acompanha o coletivo, ou que dele releva proporcionalmente toda sua vida social e profissional.

Sem Saída

Quando você tem uma vontade e expressa ela pra você mesma e até para outras pessoas, esse “sentimento” se torna ainda mais real.

É quando você não vê a saída daquele momento angustiante e depressivo que passa que as coisas começam a piorar. Quando seu estado é limitado e você não vê a saída no fim do túnel.

Esse estágio de depressão é praticamente um grito de socorro. Isso porque a vontade de morrer nasce da falta de argumentação pra si mesmo, e a falta de solução traz o desespero. Um sofrimento que parece não ter fim, e ainda que tente achar uma solução, sozinha, não conseguirá com todos os males que a afligem.

A Solução

Você só acha a solução quando encara o problema.

Isso significa observar um comportamento associado com um transtorno emocional e psíquico que gera uma depressão profunda e que leva a vontade de sumir! Não da pra fazer isso sozinho!

Na maioria das vezes essas pessoas não se aceitam, não se perdoam e por isso não tem a decisão de pensar em algo, numa solução para estes sentimentos fora do controle. A solução não vem do dia para noite. E precisa de ajuda, todos os dias, como uma terapia.

A vontade de sumir nem sempre expressa exatamente um desejo latente, muitas vezes esse anseio é da “boca pra fora” ou seja, em momentos de ansiedade e desespero; num estágio latente perturbador e mental; na hora de um acontecimento e depois que passa o acontecimento passa a vontade.

A maioria dos problemas ligados a essa vontade e o suicídio estão ligados a ansiedade extrema, desânimo.

Ainda que essa vontade seja apenas da boca pra fora quando repetida muitas vezes seguidas de momentos intensos de estresse é necessário ajuda de profissional, de acordo com a conduta da pessoa.

Quando procurar ajuda?

  1. Quando essa vontade de sumir é falada de forma banalizada. Tem que entender a expressão dessa vontade ligada a morte propriamente dita e não como um sentido figurado;
  2. Ficar se despedindo de coisas, pessoas, animais, ainda que possa parecer brincadeira, é necessário observar como a pessoa se encontra quando ocorre essas situações;
  3. Normalmente são pessoas depressivas que passam por esse tipo de sentimento conturbado e mental e já demonstram grande desafeto pela vida, isolando-se socialmente de todos;
  4. O sono fora de hora e a todo momento esta ligado à depressão;
  5. É preciso atenção para esse isolamento, especialmente quando precedida de consumo de álcool, drogas, etc.;

Com ajuda e terapia essa vontade pode passar despercebida e nem chegar aos extremos da depressão e do suicídio.

Lucy Viana

Tecnóloga em Marketing - Editora de conteúdo/ Developer Blogger / Analista SEO
Sites que participo
Produtinhos no Cabelo
Quero Muito (Editora de Conteúdo)
Patricinha Esperta (Analista SEO)
Cabelos Loiros (Editora de Conteúdo)

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletter





Advertisement