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Pratique a prevenção através dos alimentos para evitar doenças

Frutas e legumes são excelentes para a sua saúde, e ainda melhor para sua cintura. Mas alguns alimentos frescos são mais poderosos do que outros.

Super-alimentos têm mais do que sua parcela justa de vitaminas, minerais e nutrientes que combatem doenças. Faça suas refeições com um incremento nutricional, adicionando essas opções saudáveis à sua dieta.

 

Brotos de alfalfa

Um copo de brotos de alfafa tem menos de 10 calorias, é praticamente isento de gordura e contém fitoquímicos chamados saponinas, que podem proteger contra câncer e ajudar a reduzir o colesterol.

 

Maçãs

As maçãs são as frutas mais ricas em pectina, uma fibra solúvel que demonstrou diminuir a pressão arterial, reduzir o colesterol, diminuir o risco de câncer de cólon e mama, e talvez diminuir a gravidade da diabetes.

 

Abacates

Apenas metade de um abacate de tamanho médio contém mais de 4 gramas de fibra e 15% de sua ingestão diária recomendada de folato. Sem colesterol e rico em gorduras monoinsaturadas e potássio, os abacates também são uma potência para a saúde do coração.

 

Beterraba

As beterrabas são carregadas com antioxidantes e foram descobertas para proteger contra câncer, doenças cardíacas e inflamação. Naturalmente doces e cheias de fibra e vitamina C, as beterrabas fazem uma adição deliciosa e nutritiva para qualquer refeição.

 

Linhaça

A linhaça não só reduz o colesterol no sangue e o risco de ataque cardíaco, mas também é uma rica fonte de lignano, um poderoso antioxidante que pode ser um poderoso aliado contra doenças e certos tipos de câncer, especialmente câncer de mama. Apenas 2 colheres de sopa de sementes moídas (que são digeridas de forma mais eficiente que as sementes inteiras) contêm cerca de 20% da ingestão diária recomendada de fibra e mais de 100% da ingestão recomendada de ácidos graxos ômega-3 anti-inflamatórios.

 

Laranjas

Apenas uma laranja média fornece toda sua vitamina C diária, que é um reforço da imunidade e uma dinamite contra o câncer. E o consumo de vitamina C é melhor feito na sua forma natural: pesquisadores italianos também descobriram que os participantes de um teste tinham maior proteção antioxidante depois de beber suco de laranja contra água fortificada com vitamina C. Além disso, esta fruta é uma boa fonte de fibra, potássio, cálcio, folato e outras vitaminas do grupo B.

 

Papayas

Tentando obter mais vitamina C em sua dieta? Uma xícara de cubos de mamão papaya fornece mais de 100% do seu requisito diário, bem como uma dose robusta de potássio e folato. Também é uma boa fonte de vitaminas A e E, dois poderosos antioxidantes que protegem contra doenças cardíacas e câncer de cólon.

 

Abóboras

Abóboras são ricas em fibras e beta-caroteno (convertido em vitamina A no corpo), o que reduz o risco de desenvolver câncer de pulmão. A atividade antioxidante desta vitamina combinada com potássio, que pode ajudar a prevenir a hipertensão arterial, faz dela um superstar nutricional.

 

Quinoa

Com uma variedade de nutrientes, incluindo ferro e cobre, não é de admirar que os incas considerassem esta antiga semente “a mãe de todos os grãos”. A quinoa contém todos os aminoácidos essenciais, tornando-se uma proteína completa (perfeita para veganos e vegetarianos). É também uma ótima fonte de magnésio, que relaxa os vasos sanguíneos e reduz a frequência de enxaquecas. Os pesquisadores descobriram que o consumo de fibra dietética, especificamente de produtos de grãos integrais, como quinoa, reduz o risco de pressão alta e ataque cardíaco.

 

Espinafre

Anti-oxidantes poderosos no espinafre foram descobertos para combater uma variedade de cânceres, incluindo câncer de ovário, mama e cólon. E é bom para o cérebro: a pesquisa indica que o espinafre reduz o declínio na função cerebral associada ao envelhecimento e protege o coração das doenças cardiovasculares. Embora contenha quantidades relativamente elevadas de ferro e cálcio, os compostos de oxalato se ligam a estes minerais e diminuem sua absorção.

 

Batata doce

Precisa de uma solução de betacaroteno? Apenas uma batata doce média contém mais de quatro vezes a quantidade diária recomendada. Estes tubérculos saborosos também são ricos em potássio, vitaminas de combate à inflamação e vitamina B6, que pode evitar artérias entupidas.

 

Peru

Uma porção de 100g de carne de peito de peru contém quase 50% do seu selênio diário, um mineral que desempenha papéis essenciais na função imune e na defesa antioxidante. Apesar da alegação de que a carne de peru causa sonolência, ela realmente contém grandes quantidades de niacina e vitamina B6, que são importantes para a produção eficiente de energia e a regulação do açúcar no sangue.

 

Nozes

Um quarto de xícara de nozes fornece 90% da quantidade diária recomendada de ácidos graxos ômega-3, que ajudam em tudo, desde manter a função cognitiva, até melhorar o colesterol e a pressão sanguínea.

 

Agrião

Apenas 1 xícara de agrião fornece quase 100% da quantidade diária recomendada de vitamina K da mulher, o que demonstrou prevenir o endurecimento das artérias e é essencial para ossos fortes. É também uma boa fonte de vitamina A, um potente antioxidante.

 

Iogurte

O iogurte contém probióticos, que são bactérias que vivem no intestino, ajudam na digestão, aumentam o sistema imunológico, diminuem o mau hálito e estão mesmo associados a períodos de vida mais longos. Uma dose de 1 xícara também fornece um terço do seu requerimento diário de cálcio, bem como 14 gramas de proteína satisfatória.

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