Alimentação Saúde

BENEFÍCIO DO HORTELÃ EM CHÁ E NO ÓLEO ESSENCIAL

óleo essencial de hortelã
óleo essencial de hortelã

A hortelã é medicinal. E recomendado da época de nossas avós e até hoje porque possui efeito terapêutico, com propriedades que integram e tratam o organismo no seu deficit digestivo. Fatores como má digestão, náuseas e até vômitos além de soluções expectorantes são resolvidos com chá de hortelã. Para quem não sabe vários outros problemas são amenizados e até mesmo resolvidos com uma simples infusão ou mesmo o aroma do óleo essencial de hortelã.

Quem nunca tomou um chá de Hortelã da vovó ou não utilizou algumas gotas de óleo essencial de hortelã para sentir o aroma, não sabe ainda os benefícios da hortelã para o organismo todo.

 É importante frisar  que na  identificação botânica de uma planta , é passível de incorreção, pois um mesmo nome popular pode incluir várias espécies botânicas, ou uma mesma espécie pode apresentar várias denominações populares ( fonte: Rev Bras Enferm, Brasília 2008 mar-abr;  61(2): 201-8)
Em muitos casos as pessoas subestimam as propriedades medicinais das plantas e fazem uso delas de forma aleatória.Entretanto, cada vegetal, em sua essência, pode ser alimento,veneno ou medicamento. A distinção entre as substâncias alimentícias, tóxicas e medicamentosas se faz apenas com relação à dose, a via de administração e a finalidade com que são empregadas.( fonte: Rev Bras Enferm, Brasília 2008 mar-abr;  61(2): 201-8).

Principais Benefícios com a Planta de Hortelã

Além do Chá de Hortelã indicado pelas nossas avós, os benefícios da planta se estendem à ela pura.

A Mentha spp é uma planta amplamente utilizada na indústria farmacêutica e de cosméticos, é aromática e é usada na medicina popular e vários estudos apontam a ação terapêutica dessa planta.Pertence à família da Lamiaceae e compreende um número muito grande de espécies, dentre elas a Mentha piperita L., planta aromática e medicinal, conhecida como hortelã e menta. 

A hortelã é o nome popular dado à Mentha spp, com inúmeras variedades cultivadas. Cada variedade possui diversas indicações terapêuticas Originada da Europa, atualmente é  cultivada em todo o mundo. Utiliza-se como tempero em inúmeros pratos, como planta medicinal em infusão e também  fornece óleos essenciais que podem ser extraídos da planta.

Seu uso na fitoterapia é indicado como estimulante gástrico nas atonias digestivas, flatulências, vômitos, vermífugo,cólicas uterinas, expectorante, antisséptico bucal, aftas,infecções da boca, garganta.( fonte Utilização Medicinal da Mentha  spp ).

Chá de Hortelã

O benefício do chá de hortelã é diretamente para o trato digestivo. Ainda que seja a essência das folhas de hortelã o seu uso para o organismo promove vários benefícios.

Muitas pessoas acabam utilizando o chá pela primeira vez por conta de náuseas. E até de ressacas!

No tocante a Mentha spp, ela está entre os mais populares ingredientes de chás. As ações medicinais desta
planta agem sobre desordens biliares, dispepsia, enterite,flatulência e espasmos intestinais,
 (fonte  INTESA – Informativo Técnico do Semiárido(Pombal-PB), v 10, n 2, p 16 – 20, Jul – dez , 2016)

Já, as mães, acabam utilizando da eficácia da planta com vermes e também com resfriados. A planta hortelã em alguns casos pode ser considerada  anti-parasitária. Além disso é eficaz para tosse, limpando as vias respiratórias e os pulmões, aliados com tratamentos médicos.

O chá de hortelã pode  controlar  os níveis de  colesterol. Também é muito bom para cólicas menstruais fortes e com a ingestão do chá poderá realmente acalmar.

Receita do Chá

O chá de hortelã tem seus benefícios também quando seco e vendido em  farmácias  para uso doméstico ( sempre se preocupe com a  procedência e qualidade da erva) . Porém as folhas podem ser melhores apreciadas utilizando-as pura com água quente fazendo a infusão.

  1. Utilize meio litro de água  com  dois raminhos de folhas de hortelã;
  2. Deixe  em infusão  por alguns minutos com as folhas ,e por ter  uma grande quantidade de princípios ativos voláteis  é possível sentir o aroma pela casa;
  3. Após, aguarde esfriar e adoce com mel, açúcar de coco ou mascavo e tenha sabores diferentes e mais saudáveis.

O Óleo Essencial de Hortelã

Óleo Essencial de Hortelã
Para que serve o Óleo Essencial de Hortelã e o Chá de Hortelã?

Esse óleo essencial de hortelã ainda que não seja ingerido, tem propriedades ricas para o sistema digestivo e neural. Seu grande potencial é estimular e facilitar o poder da mente, provocando mais concentração. Com isso garante alívio de enxaquecas e estresse causados diretamente pelo sistema nervoso.

O seu aroma é bastante apreciado em Spas porque ele faz a diferença também na aromaterapia. É muito utilizado em velas, borrifador com água para ambientes e até mesmo no “rechot”.

No tocante a Mentha,  esta  espécie é fonte de um dos mais populares óleos essenciais, com diversas aplicações
nas indústrias de alimentos, cosmética e farmacêutica. Os mais importantes constituintes do óleo de hortelã-pimenta são: mentol, mentona, mentofurano, acetato de mentila . ( Informativo Técnico do Semiárido(Pombal-PB), v 10, n 2, p 16 – 20, Jul – dez , 2016).

O óleo essencial de Hortelã tem um uso amplo, como já vimos e o chá também.

Sua aplicação na pele não é pura, é diluída em óleo vegetal apropriado para massagem. O óleo semente de uva é bem utilizado para diluição do óleo essencial.Trata-se de um óleo essencial analgésico e estimulante, aliviando dores musculares, das articulações e principalmente dores de cabeça, quando no começo da crise, ate enxaqueca.

O Hortelã possui uma leve ação expectorante e anti-séptica, benéfico em caso de congestão nasal e sinusite.

Insetos possuem aversão ao óleo essencial de Hortelã, sendo uma maneira pratica de mante-los distante.

As propriedades refrescante e estimulante ajudam a clarear os pensamentos, aliviando cansaço mental e fisico.( fonte: dados  da bula  do óleo da biossencia).

Antes de utilizar qualquer óleo informe-se sobre os cuidados  com o sol, e a quantidade a ser diluída, bem como local a ser aplicado.  Os óleos essenciais são altamente concentrados, possuem ação medicamentosa e, portanto, requerem cuidado no uso. Evite excessos e não utilize puro sobre a pele.

– Usados corretamente, os óleos essenciais são seguros. O uso de óleos essenciais por autoescolha não substitui a orientação e acompanhamento médico no tratamento de qualquer doença.

 

Lucy Viana

Tecnóloga em Marketing - Editora de conteúdo/ Developer Blogger / Analista SEO
Sites que participo
Produtinhos no Cabelo
Quero Muito (Editora de Conteúdo)
Patricinha Esperta (Analista SEO)
Cabelos Loiros (Editora de Conteúdo)

1 comentário

Clique aqui para fazer um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Assine nossa Newsletter





Advertisement