Bem-estar Saúde

ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA PARA MICOSES

Para Micose nas Unhas, óleo essencial de Melaleuca

A micose nas unhas é bem mais comum do que pensam. O problema é achar que somente se pega micose na areia das praias. E bem diferente disso, a micose acontece muito por ação mecânica: na hora da manicure/pedicure  seja em salão ou em casa, às vezes até com seus próprios apetrechos.

Toda mulher gosta de fazer as unhas e mantê-las cortadas e pintadas. E para fazer a unha em casa nem sempre é necessário auxilio, já que é algo bem simples e de livre prática por todas as mulheres. Acontece que mulher não quer apenas cortar as unhas, antes mesmo de pintar ela já pensa em tirar todas as pelinhas encostadas no canto da unha, e a ferramenta que ela utiliza, o alicate, pode ser o grande precursor de micoses.

Micose na Unha com Ferramentas?

Micose na Unha do pé
Micose na Unha

Por conta dessa ação feita em casa e sem cuidados que começam os problemas com manicure/pedicure caseira.

O problema começa ao remover as cutículas, e com ferramentas que não são esterilizadas. Esses alicates acabam sujos depois de utilizados e guardados dentro de gavetas; E sem a devida higienização há proliferação de fungos, por isso que , o alicate acaba sendo a porta de entrada para micose nas unhas.

Além do alicate, os fungos que ocasionam esses problemas nas unhas ainda estão no nosso ambiente. Normalmente estão em áreas propícias para sua proliferação, como banheiros, piscinas, ambientes úmidos, quentes e “mofados”.

O alicate acaba sendo a ferramenta  principal  nos casos de micose na unha do pé por conta das lesões que pode causar na pele.Desta forma é mais fácil a entrada de bactérias e fungos por estes pequenos cortes com o uso de  alicate na retirada da pele.

Além disso o alicate guardado e com fungo pode contaminar outra pessoa quando se utiliza a mesma ferramenta sem esterilizar .

Micose nas Unha é Grave?

Em algumas situações é bem grave. Tão grave a ponto do inchaço, prurido e dor te levar a uma pequena cirurgia.

Em outros casos é possível que pomadas resolvam.

Em casos leves é possível aliviar a tensão e mesmo a ação do fungo com terapia alternativa. E uma dessas terapias e a utilização de óleos essenciais.

Qual Óleo Essencial Utilizar para Micose nas Unhas?

Micose na Unha do pé
Para Micose nas Unhas, óleo essencial de Melaleuca

O óleo essencial de Melaleuca é um óleo com vários benefícios e é muito utilizado na indústria cosmética por conta de sua ação fungicida, bactericida, antibiótica, estimulante e até cicatrizante.

O óleo de melaleuca é  de amplo espectro  sendo mesmo revigorante. Desta maneira este óleo acaba sendo um remédio “à parte” por conta de suas propriedades. Estudos clínicos revelaram  eficácia diante de inúmeras doenças superficiais, incluindo acne, candidíase oral (sapinho) e micoses nas unhas, entre diversas outras.

óleo essencial de melaleuca possui diversas propriedades que possibilitam seu uso como cosmético e até para fins medicinais.

O melhor nisso tudo é que o óleo essencial de melaleuca é utilizado na aromaterapia para diversos fatores emocionais simultaneos aos de pele, como depressão, ansiedade, preocupação, apatia, medo, cansaço, estresse, etc.;

Como usar o Óleo Essencial de Melaleuca?

O óleo essencial de melaleuca pode ser utilizado junto ao óleo carreador sendo até 5 gotas para 15 ml do óleo vegetal, e assim aplicado  na regiao com dermatite

Lembrando que feridas abertas e purulentas na unha do pé não devem ser tratadas somente com óleos essenciais, é preciso diagnóstico médico sobre a lesão, e muitas vezes até medicamentos para eliminar a infecção.

Já nas micoses comuns de unha é utilizado uma gota do óleo puro direto na micose.

A experiência  sugere que seu uso tópico é relativamente seguro, com efeitos adversos mínimos, pontuais e limitados a alguns indivíduos especificamente predispostos.

O resultado pode ser efetivo e bem rápido, se além do tratamento houver higienização de apetrechos que abrigam fungos,  por isso a importância de esterilização de ferramentas de manicure e pedicure sempre antes de usar, além da não utilização de ferramentas que não são suas e não sabe se estão esterilizadas.

Lucy Viana

Tecnóloga em Marketing - Editora de conteúdo/ Developer Blogger / Analista SEO
Sites que participo
Produtinhos no Cabelo
Quero Muito (Editora de Conteúdo)
Patricinha Esperta (Analista SEO)
Cabelos Loiros (Editora de Conteúdo)

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletter





Advertisement