Agir Comportamento

Gratificação Instantânea você sabe o que significa isso?

Sucesso envenenado

O tipo de sucesso que nós constantemente vemos na mídia pode envenenar nossas mentes. Medalhas de ouro nas Olímpiadas, “IPOs” gigantes, valorizando um negócio de cinco dígitos em um ano, casamentos maravilhosos ou perder 50 quilos em seis meses. Todas essas histórias têm temas comuns: elas são reluzentes e rápidas.

Elas cabem todas na definição de sucesso no dicionário: “A realização de um objetivo ou propósito”

Os exemplos acima podem ou não ser sucesso, depende apenas do  quanto eles vão te custar. Um amigo meu tem uma amiga, que foi uma ginasta de muito “sucesso”.  Ela representou seu país e ganhou medalhas quando era jovem. Atualmente, ela não consegue dormir, porque seu corpo dói constantemente.

Vale a pena ter sucesso nos negócios se isso levará ao fim do seu casamento?

Ganhar uma guerra vale a vida dos soldados?

E se a pessoa que perder 50 quilos em seis meses ganhar 100 quilos nos próximos doze meses. Vale a pena?

Sucesso NÃO é realizar um objetivo ou propósito. Não, se o custo foi muito alto. Muitas vezes não vemos a equação inteira na mídia, valorizam apenas o resultado e não sabem qual foi o caminho percorrido .

A nossa definição imperfeita de sucesso nos deixa propensos a aceitar a gratificação instantânea. Queremos muito aqueles resultados brilhantes, e queremos AGORA. Achamos melhor perder 50 quilos em um mês do que em cinco, valorizar seu negócio para seis dígitos em um ano, não em seis, ou ganhar um resultado olímpico depois de uma carreira de três anos, não de dez.

“Então queremos sucesso e queremos agora”.

Isso Leva à Frustração

É tão fácil se sentir frustrado quando você está cheio de pensamentos de gratificação instantânea.

Você tenta uma nova dieta e fica frustrado quando você perde “só” 2 quilos na primeira semana.

Abre um negócio e fecha depois de duas semanas porque os clientes não “batem às suas portas” para comprar seus produtos como se não houvesse amanhã.

Começa um blog, fica postando por algumas semanas, e quando olha as estatísticas… Caramba! Só você e a sua mãe visitaram a página.

Tudo acontece desse jeito. Não conseguindo continuar em um caminho que você mesmo escolheu porque estava esperando resultados muito cedo. Você espera que ocorram imediatamente.

Síndrome do objeto brilhante

E então vem o pior. Você não consegue manter-se em uma coisa o tempo suficiente para ver os resultados, e então procura a próxima grande oportunidade que vai te dar a descoberta tão desejada. Encontra-a rapidamente… Mas de novo, não consegue permanecer tempo suficiente para ver resultados. Então procura de novo por outra solução instantânea.

Sua vida se modela toda nesse ciclo vicioso: um objeto brilhante chama a sua atenção, você entra ferozmente de cabeça e dedica muito da sua energia… Porém, por pouco tempo. Você fica desapontado com sua falta de resultados, então você vai à caça de algo melhor. Um novo objeto brilhante te chama a atenção, você vai de cabeça….e assim continua por muito tempo.

Gratificação instantânea só piora a situação.

Repetindo o ciclo da expectativa-frustração-expectativa, não sobra espaço na sua vida para introduzir a perseverança. Entretanto, perseverança é o que faz você subir e continuar lá no alto.

Se você continua correndo atrás de “objetos brilhantes”, sua vida vai estagnar. É inevitável.

Existe algum remédio? Sim, claro. Primeiro você precisa repensar na sua definição de sucesso, e então se firmar em uma prática o tempo suficiente para ver resultados. Assim que você percebe os efeitos, a frustração terá um acesso limitado a você, e você estará menos propenso a prestar atenção nos “objetos brilhantes”.

Como fazer isso? Isso é matéria para uma nova postagem.

Escrito por Michal Stawicki – Livre tradução, com autorização do autor!

Filosofia de vida de Michal: Expanda para além de si mesmo! Mude você, mude sua vida, mude o mundo!

Texto original em http://www.expandbeyondyourself.com/ – e-mail: michal@expandbeyondyourself.com

Livros do autor (Amazon): http://www.expandbeyondyourself.com/about/my-books/

Traduzido por Fábio Ricciardi Reis – Músico nas horas vagas (por enquanto), professor de inglês, guitarra e canto. Produtor musical dos bons. Jogador de basquete de fim de semana perdido no país do futebol. Gosto de pizza, pizza e também pizza; não há necessidade de outra comida no mundo, afinal, tudo acabará em pizza. Faço traduções e dou aulas particulares, gosto de descontração, porém sem perder o foco. Contato: (11)97535-4151, (11)94785-9755.

organik

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Assine nossa Newsletter





Advertisement