Agir Saúde

GINÁSTICA CEREBRAL FAZ BEM PARA TODAS AS IDADES

 

Por que fazer ginástica para o cérebro?

Veja como funciona e quais são os benefícios para todas as idades. Com a prática, públicos de todas as idades podem garantir qualidade de vida

 

 

Todo mundo sabe que corpo ativo garante qualidade de vida. Quando falamos no assunto, a primeira coisa que nos vem em mente é atividades físicas, alimentação saudável… Mas você já parou para pensar em como cuidar do seu cérebro contribui para a boa saúde? Os exercícios para o cérebro também são essenciais para manter a saúde e independência até o fim da vida. A prática da ginástica para o cérebro melhora a performance das pessoas na vida pessoal, profissional e acadêmica e ainda previne o aparecimento de doenças de forma divertida e dinâmica.

O cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para nossa sobrevivência. Sem ele, não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar, ter sentimentos e desenvolver todas as ações necessárias ao longo do nosso dia (inclusive praticar atividades físicas!).

Além disso, o funcionamento do corpo também depende dele, e é por isso que ele precisa de toda atenção e cuidado. O nosso cérebro pode – e precisa! – ser exercitado. Com exercícios estimulantes, é possível melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade.

Mas a pergunta que fica quando pensamos em exercícios para o cérebro é: todos podem fazer? A resposta é simples: a ginástica cerebral é indicada para todas as idades; desde crianças, adolescentes, adultos e idosos. Cada um dos públicos colhe os resultados de acordo com seus objetivos.

“A ginástica para o cérebro ativa as conexões entre os neurônios, que nós chamamos de sinapses. Assim, conquistamos uma rede de neurônios mais forte e robusta, fazendo com que as habilidades sejam desenvolvidas com base no conceito de neuroplasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se modificar de acordo com estímulos”, conta Solange Jacob, Diretora Pedagógica Nacional do Método SUPERA, rede de escolas de ginástica para o cérebro, presente em 300 unidades no Brasil.

 

  • Confira os benefícios que a ginástica cerebral traz na qualidade de vida, para os públicos de todas as idades:

Público infanto-juvenil: A prática contribui significativamente para o desempenho escolar, comportamento e formação ética do aluno. É um complemento do ensino, sobretudo para quem vai prestar Enem, Vestibulares e Concursos. “Com o SUPERA, melhorei minhas notas na escola e estou mais focado. Eu era muito desligado e tinha dificuldades para me concentrar”, diz Pedro Henrique Baraldi, aluno do SUPERA em Jaguariúna (SP).  

 Adultos: O maior benefício da ginástica cerebral para este público é o desenvolvimento de memória operacional, necessária para o bom cumprimento dos afazeres do cotidiano. A prática também melhora raciocínio, criatividade e visão lateral, importantes para a resolução de problemas complexos e a manutenção do foco para atingir objetivos. “A ginástica para o cérebro me ajudou muito, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Tenho 32 anos, sou analista de sistemas e isso requer muita atenção, concentração e raciocínio rápido. Tudo isso estou conseguindo me desenvolver graças à prática”, comenta Denis Cassaroto, aluno do SUPERA em São Caetano (SP).

 Idosos: A expectativa de vida no Brasil aumentou, mas de nada adianta chegar aos 90 sem independência e saúde mental. Com cérebro ativo, é possível manter-se jovem, trabalhando, viajando, empreendendo e comemorando novas conquistas. A ginástica cerebral promove bem-estar e longevidade. “Resolvi ingressar neste curso e há um ano e noto que desenvolvi minha concentração, memória, raciocínio, atenção, coordenação motora e da autoestima. Além de obter melhoria nessas habilidades, as aulas são momentos de divertimento, prazer e socialização”, diz Ercília Sanches Fonseca, 71 anos, aluna do SUPERA em Diamantina (MG).

Para saber mais, acesse

Facebook: Método Supera Jd. Marajoara

www.metodosupera.com.br

 Natália Frediani    SUPERA – Unidade Jd. Marajoara

Av. Washington Luís, 1.113   Tel 55 11 2729-8725   Cel 55 11 98648-6223

texto  elaborado  por Isabella Rabelo | e Tatiana Olivetto |

 

 

 

Glória Cristina Porto Coelho

Glória Cristina Porto Coelho

Eu, Glória, nasci aqui nesta cidade (São Paulo), que muitos dizem caótica, mas que me acolhe tão bem. Sinto-me honrada por ter meus pais como companheiros, nesta viagem aqui na terra, pessoas sábias que do seu modo me ensinaram a ética e valores que trago comigo até hoje. Com eles aprendi o que é a verdadeira compaixão e entendi a necessidade da colaboração entre as pessoas e o gosto pela terra, pela natureza, pelas plantas e pelo trabalho.
Escolhi estudar Farmácia-Bioquímica sem mesmo saber que ela me levaria na trilha do autoconhecimento, pois a partir das indagações de como melhorar a saúde das pessoas que tanto gosto, descobri que aquilo que tinha nas mãos, apesar de ser uma ferramenta fantástica, “os medicamentos”, eles em algumas vezes não melhoravam as condições de bem-estar e harmonia do ser humano. Foi então que iniciei a busca pelo link oculto entre o científico e o "sentir”, e descobri que há outras ferramentas que melhoraram as condições internas e psicológicas, que necessariamente não passam pelo medicamento, por isso cursei Homeopatia e Naturopatia, onde aprendi sobre aromaterapia, massagens, reiki, noções de cromoterapia e PNL, enfim, percebi mudanças internas e nos outros também. Aliando o trabalho em farmácia com manipulação, que transforma as matérias primas em medicamentos, com as orientações e palavras de conforto, fui apreendendo que a boa vontade em ajudar era a grande ferramenta para dar o start na melhora das pessoas.
O encantamento foi tanto que me especializei em Acupuntura e Fitoterapia, tudo na busca de recursos para o bem-estar do ser humano.
Estudei biologia molecular e me deparei com as verdades da física quântica, a energia do ambiente, enfim tudo se interliga - a ciência, o sentir, as energias.
Percebo que há inúmeras gavetas, portas, “chaves e fechaduras” e elos que acessam a vida dentro de mim, me tornando consciente do meu presente e do meu viver. Sei que posso aliar estas ferramentas e me tornar uma mestre em minha própria vida. Cada vez mais me apaixono por todas estas ferramentas disponíveis que posso utilizar no meu dia a dia.
Estou certa de que quero e sou capaz de passar algumas dicas para vocês, referente à jornada que busca apenas tão somente um bem viver.
Obrigada, muito obrigada sempre!

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.