Agir Comportamento

Expanda-se para além de si mesmo!

O que significa expandir-se para além de si mesmo? E porque você deveria se importar com isso?

A frase e o conceito acima, vem de uma carta encíclica – “Populorum progressio” (https://goo.gl/TXY6Zt)

“O homem se torna verdadeiramente homem, apenas quando se expande para além de si mesmo”

Esta é uma tradução infeliz do latim. Foi melhor transmitido em polonês (País de origem do autor do texto):

“O homem se torna tudo o que ele deveria ter se tornado, apenas quando se expande além de si mesmo “

Nossa sociedade está sendo “comida viva” por um vazio existencial. A vida não faz sentido. Não nos sentimos preenchidos, apenas uma parte diária que não acrescenta nenhum valor real a nossa existência. Isso dói e machuca.

Como isso soa em sua vida? Você se identifica, pelo menos, em parte com a afirmação acima?

Mas espera aí…. Há esperança.

“O que você quer: a dor de ficar onde você está, ou a dor do crescimento?” – Judith Hanson Lasater

Ficar onde você está, dá uma ilusão de conforto. Você só precisa lidar com os desafios diários que você já está acostumado: a luta para sair da cama pela manhã; o desconforto de uma viagem diária; as mesmas pessoas e as peculiaridades no escritório, lição de casa com seus filhos; compras; limpeza; preparar-se para o próximo dia. E no dia seguinte. E o próximo e o próximo…

Ficar onde você está significa que as coisas serão sempre as mesmas. Você também não tem saída, exceto a esperança de aposentadoria após trinta ou quarenta anos.

Expandir para além de si mesmo é progresso constante.

Muitas vezes é doloroso, como o levantamento de peso. No entanto, a dor de peso é apenas um sinal de que seus músculos estão crescendo. Você será mais forte depois, pronto para enfrentar pesos mais pesados.

O aspecto mais importante da Expansão além de si mesmo é que o progresso induz a mudança. Novas oportunidades serão desbloqueadas na sua frente.

A dor de ficar onde você está é quase tão dolorosa quanto a dor do crescimento, mas é uma dor crônica; Ela permanecerá com você permanentemente até você fazer algo sobre isso.

“O maior valor da vida é no que você se torna” — Jim Rohn

Esse sentimento é aquele que eu quero transmitir com meus textos (palavra do autor). Tornar-se melhor é a verdadeira recompensa e felicidade. E você pode se tornar mais. Está codificado na existência humana.

É por isso que a estagnação é dolorosa. Seu estômago pode estar cheio, o telhado sobre sua cabeça pode ser sólido, seu quarto pode estar quente, seu salário pode ser forte, seus relacionamentos com familiares e amigos podem estar OK; mas se você não sente que sua vida se move para algum lugar, você sempre estará insatisfeito.

Você pode tentar preencher esse vazio existencial com alguns substitutos prazerosas: jogar videogames; fofocando no Facebook, intoxicando-se com álcool e / ou drogas, comendo doces ou comidas gordurosas, masturbando-se ou assistindo pornografia ou ainda dormindo 12 horas por dia. Há inúmeras oportunidades para se esconder de você mesmo hoje em dia.

Você pode, até mesmo, estar fazendo essas coisas por décadas para se manter a frente do que está por vir: o inevitável sentimento de insatisfação. Mas isso irá atingir você mais cedo ou mais tarde.

“Quando a situação se torna difícil, o forte se tornará comprometido” – Joseph Kennedy

Descobri que a realização pessoal, vem de fazer coisas difíceis. Uma grande parte da minha satisfação com a minha vida hoje, provém do crescimento que consegui ao fazer coisas que eu considerava impossível, como:

  • Melhorar consideravelmente minhas finanças.
  • Desenvolvendo dezenas de novos hábitos em um curto período de tempo. Os especialistas dizem que isso era impossível. Eu consegui.
  • Publicação em língua estrangeira. Antes de expandir além de mim mesmo, eu nem tinha publicado nada na minha própria língua. Não tinha experiência, nem educação escrita, nem credibilidade, nem autoridade.
  • Eu quero que você sinta que há possibilidades para sua vida que você ainda não considerou seriamente. Eu quero que você comece a prossegui-las. Experimente uma vida de proposito. Quero que você descubra a alegria de se tornar mais e mais.
  • Você estará lutando; você crescerá; Você ajudará mais pessoas. Você servirá a Deus.

Venha comigo. Deixe-me compartilhar minha jornada e meus esforços com você. Eu serei seu guia; um quebra-gelo limpando o caminho para você. Você também fará o impossível!!

Vamos juntos? Acompanhe os próximos posts sobre o tema.

Escrito por Michal Stawicki – Traduzido e aprendido por Pedro Domingues

 

Traduzido livre, com autorização do autor!

Texto original em http://www.expandbeyondyourself.com/e-mail: michal@expandbeyondyourself.com

Este é o Blog de Michal Stawicki – Escritor Polones – Missão de vida nas palvras dele: “Eu simplesmente não consigo resistir à vontade de fazer deste mundo um lugar melhor; Em primeiro lugar, através da auto-aperfeiçoamento, concentrando-me no meu crescimento pessoal e, em seguida, através da transparência absoluta do meu progresso”

Filosofia de vida de Michal: Expanda além de si mesmo! Mude você, mude sua vida, mude o mundo!

O Site tem como desafio, ajudar as pessoas a se tornarem a melhor versão delas mesmo. No site, você aprenderá como expandir além de seus limites em qualquer área que você escolher.

Livros do autor (Amazon) http://www.expandbeyondyourself.com/about/my-books/

Nota Pedro Domingues – Minha experiência pessoal com Michal: Conheci seus textos no “Medium Daily Digest”, onde ele também publica, e me identifiquei bastante com seus conteúdos e tem me ajudado MUITO em minha transformação pessoal. Solicitei a ele traduzir os mesmos para ajudar também pessoas no Brasil e Portugal.

Pedro José Domingues

Pedro José Domingues

Minha caminhada sempre foi na área de exatas. Sempre tive interesse em conhecer mais profundamente “como as coisas funcionam” e assim acabei indo para a Engenharia. Me formei pela FEI (1986) em Eletrônica no início da informática no Brasil – Reserva de Mercado – para quem conhece (hoje em dia conhecida como TI – Tecnologia da Informação).

Passei por diversas e excelentes empresas, trabalhando desde desenvolvimento de produtos e participando de grandes projetos dentro da área e sempre com grande curiosidade na área de Humanas, o que me fez decidir por uma pós graduação em Gestão de TI, onde diminuiria a parte técnica e lidava mais com pessoas e processos (relações de tecnologia com o comportamento humano). Depois de tantos anos estudando, agora é o momento máximo, onde esta interação com tecnologia está mais presente e de onde tirarei minhas inspirações para os textos que aqui apresentarei: reflexões sobre a revolução digital e o futuro de tudo!

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Assine nossa Newsletter





Advertisement