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Estudo de Harvard revela o que a meditação literalmente faz para o cérebro

Estudo de Harvard mostra o que a meditação faz pelo cérebro

Numerosos estudos provaram os muitos benefícios fisiológicos da meditação, e o último vem da Universidade de Harvard

Um estudo de oito semanas realizado por pesquisadores de Harvard no Hospital Geral de Massachusetts (MGH) determinou que a meditação literalmente reconstrói a matéria cinzenta do cérebro em apenas oito semanas. É o primeiro estudo a documentar que a meditação produz mudanças na matéria cinzenta ao longo do tempo.

A autora principal , Sara Lazar, do Programa de Pesquisa em Neuroimagem Psiquiátrica do MGH instrutora da Escola de Medicina de Harvard, explica:

Embora a prática da meditação esteja associada a uma sensação de tranquilidade e relaxamento físico, os profissionais têm afirmado que a meditação também oferece benefícios cognitivos e psicológicos que persistem ao longo do dia. Este estudo demonstra que as mudanças na estrutura do cérebro podem estar subjacentes a algumas dessas melhorias relatadas e que as pessoas não estão apenas se sentindo melhor porque estão passando um tempo relaxando”.

O estudo envolveu tirar imagens de ressonância magnética de 16 participantes duas semanas antes do estudo. As imagens também foram tomadas após o estudo ter sido concluído. Análise das imagens, “que se concentrou em áreas onde as diferenças associadas à meditação foram observadas em estudos anteriores, encontrou maior densidade de matéria cinzenta no hipocampo, conhecida por ser importante para a aprendizagem e a memória, e em estruturas associadas à autoconsciência, compaixão e introspecção”.

Para o estudo, os participantes participaram de práticas de meditação todos os dias por aproximadamente 30 minutos. Essas práticas incluíam focar em gravações de áudio para meditação guiada e consciência sem julgamento de sensações, sentimentos e estado de espírito.

De acordo com Britta Holzel, primeira autora do trabalho e pesquisadora da MGH e da Universidade Giessen na Alemanha:

“É fascinante ver a plasticidade do cérebro e que, praticando a meditação, podemos desempenhar um papel ativo na mudança do cérebro e pode aumentar nosso bem-estar e qualidade de vida. Outros estudos em diferentes populações de pacientes mostraram que a meditação pode fazer melhorias significativas em vários sintomas e agora estamos investigando os mecanismos subjacentes no cérebro que facilitam essa mudança”.

 

Como meditar

Um equívoco comum sobre a meditação é que você tem que se sentar de uma determinada maneira ou fazer algo especial para ver seus benefícios. Mas, verdadeiramente, tudo o que você tem a fazer é colocar-se em uma posição que seja mais confortável para você. Poderia estar sentado de pernas cruzadas, deitado em uma cama, sentado em um sofá, etc.

Outro equívoco comum sobre a meditação é que você precisa “tentar” esvaziar sua mente. Um fator importante que gostei de ler do estudo mencionado acima é que os participantes estavam envolvidos na “consciência sem julgamento de sensações, sentimentos e estado de espírito”. Ao meditar, você não deve tentar “esvaziar” sua mente. Em vez disso, tente deixar seus pensamentos, sentimentos e quaisquer emoções que você estiver sentindo ao longo do tempo. Não os julgue, não os atribua, apenas deixe-os ir e vir e fique em paz com ele.

Eu também acredito que a meditação é um estado de ser mais do que qualquer outra coisa. Não é necessário sentar-se por meia hora e “meditar”, por assim dizer, para colher os benefícios dela ou para participar da própria prática. Pode-se envolver na meditação enquanto estão em uma caminhada, por exemplo, ou logo antes de dormir. Ao longo do dia, pode-se resistir a julgar seus pensamentos, deixando-os fluir até não serem mais, ou simplesmente estar em um estado constante de paz e autoconsciência. Ao contrário da crença popular, há mais de uma maneira de meditar.

“Você terá que entender uma das coisas mais fundamentais sobre a meditação: que nenhuma técnica leva à meditação. As antigas técnicas e as novas técnicas científicas de biofeedback são as mesmas que a meditação. A meditação não é um subproduto de qualquer técnica. A meditação acontece além da mente. Nenhuma técnica pode ir além da mente. “

– Osho

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