Pensar Psicanálise Terapias

Depressão: escuridão de um quarto em curto-circuito

Lonely Businessman Alone Anxiety Beach Concept

PENSAMENTOS  x  CONSEQUÊNCIAS

No campo dos pensamentos a imaginação é livre e tudo pode acontecer (coisas boas ou coisas ruins). E no mundo interno não existe certo ou errado, o pensamento simplesmente acontece. Com isto as consequências de um pensamento geram uma reação criando-se movimentos ou de proteção ou de criação (reprime ou expande pensamentos) e desta forma algo que foi imaginado na fantasia de um desejo interno será vivenciado. Ao reprimir pensamentos o corpo entende que está guardando algo precioso e que existe uma necessidade de manter este pensamento interno, pois se caso for colocado para o exterior irá sofrer alguma consequência. Então, acontece um bloqueio e a fantasia é vivenciada apenas na imaginação, mas para a pessoa é uma realidade.

Vamos imaginar os pensamentos sendo representados por uma máquina geradora de eletricidade para iluminar o seu quarto. Nesta máquina existem fios condutores para que a energia chegue até o seu destino final, o desejo de iluminar o quarto. Se acontecer uma falha neste circuito entre os pensamentos e os fios, a luz não iluminará o quarto. Por tanto, será necessário resolver esta falha. Inicia-se uma avaliação para identificar o motivo do quarto de não receber a luz e ficar no escuro.

Através deste exemplo criado sobre o quarto escuro quero fazer uma relação com os sintomas da depressão.

DEPRESSÃO  x  TRISTEZA

Na depressão a pessoa se sente num quarto escuro, sem saída e sem imaginação para clarear os pensamentos. Os pensamentos estão em “curto-circuito”, sente-se triste, desanimada e sem vontade de viver. E para romper com este quadro de pensamentos desestimulantes que a depressão desperta na pessoa, é importante uma análise para serem verificados os motivos causadores destas emoções. Esta análise acontece através da ajuda de um profissional para restabelecer a vida de forma que a pessoa aprenda a conviver com as frustrações do cotidiano.

Nem tudo é depressão, algumas vezes são tristezas e que após um período de luto é possível ressignificar e a pessoa passa a conviver normalmente com o fato causador da dor. O problema é quando esta tristeza passa a ser um momento único e sem motivação para romper com a dor e neste caso será necessário um trabalho profundo e de comprometimento ao tratamento. Pois toda dor revela um sintoma, que desvela um momento de revelação do mundo interno do nosso inconsciente.

FLORAIS

Os florais podem ser complementares ao tratamento da depressão, pois não são considerados medicamentos e podem colaborar no tratamento psicoterapêutico, por gerar um despertar no campo energético mental através de suas essências e um novo movimento interno será estimulado.

A criatividade da pessoa que está num estado de confusão, tristeza profunda, desânimo e sem vontade de viver serão trabalhadas durante o tratamento para que ocorra a ressignificação da dificuldade.

“Nada há de criado que não apareça na urgência, e nada na urgência que não gere sua superação na fala”. (Jacques Lacan)

Portanto, existe a necessidade de um tratamento que coloque este sofrimento para fora. Na psicanálise a fala é solta, livre e sem julgamentos para que os bloqueios sejam desfeitos e revelados de forma que algo possa ser vivido com menos dor.

Procure sempre ajuda de um profissional, pois um tratamento bem direcionado auxilia para o bem estar da vida cotidiana.
Fernanda Moracci Engelberg
Psicanalista
(11) 9 8555-5637
Fernanda Moracci Engelberg

Fernanda Moracci Engelberg

Minha formação acadêmica foi na Universidade Anhembi Morumbi, realizei o curso de Farmácia, porém resolvi mudar de área quando conheci a terapia dos Florais.

Hoje atuo como Psicanalista e gosto de unir o tratamento dos Florais de Saint Germain. O que não é necessariamente usado em conjunto, pois isto depende da demanda do paciente. O sujeito é único com suas crenças e valores de vida.

A psicanálise surgiu em minha vida para aprofundar os meus conhecimentos. E não pretendo parar, pois estamos em constante mudança e os estudos nos fazem crescer.

Amo trabalhar com a mente, corpo e essência das pessoas.

As Instituições que me formaram foram:
Faculdade Anhembi Morumbi, curso de Farmácia
Instituto Luz, curso de Terapias Complementares
Centro de Estudos Psicanaliticos, curso de Psicanálise

Fernanda Moracci Engelberg -Psicanalista

(11) 9 8555-5637

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Assine nossa Newsletter





Advertisement