Agir Alimentação

Cenoura (Daucus carota) é boa mesmo……….já dizia o Sr Coelho rsrsrs

A cenoura (Daucus carota L.) é uma hortaliça interessante para uso devido a características como textura macia, cor atrativa, sabor adocicado e agradável, além de conter vitaminas A, B, C, carotenos e minerais e outros componentes bioativos, dos quais o de maior destaque é o β-caroteno. Ela pode ser consumida crua ou cozida na salada ou ainda ser processada em vários produtos tais como: suco de cenoura, muitas vezes misturada com algum tipo de fruta; cenoura minimamente processada; cenourete e catetinho; cenoura desidratada entre outros.

Com o grande aumento de produtos vegetais prontos para consumo abre-se um grande espaço para inovação de produtos nesse setor, como por exemplo, sucos prontos para consumo onde se misturam frutas e hortaliças, principalmente a mistura entre laranja e cenoura Esta mistura além de ser bem avaliada sensorialmente agrega dois importantes nutrientes: a vitamina C da laranja e o β-caroteno da cenoura. Portanto, trata-se de um produto com apelo sensorial e nutricional. Relatos históricos afirmam que a cenoura tem origem na região da Caxemira no Afeganistão, onde suas sementes eram usadas e não sua raiz, devido algumas propriedades medicinais e de tempero. No final do século XVI as raízes que inicialmente apresentavam-se nas colorações amarela e roxa adquiriram uma coloração laranja, devido a fatos ainda não muito bem esclarecidos A cenoura (Daucus carota L.) é uma hortaliça da família Apiácea, do grupo das raízes tuberosas. Produz uma raiz aromática e comestível, caracterizando-se como uma das mais importantes olericulturas, pelo seu grande consumo em todo mundo, pela extensão de área plantada e pelo grande envolvimento sócioeconômico dos produtores rurais. É também uma das hortaliças mais cultivadas no Brasil, apresentando a maior produção no período de julho a novembro.Além de possuir um sabor muito apreciado por pessoas de todas as idades devido aos seus componentes voláteis, açúcares, compostos amargos e aminoácidos livres, a cenoura também é uma grande fonte de carotenóides, fibras, vitaminas, minerais e outros componentes bioativos, proporcionando uma série de benefícios para a saúde do consumidor . Existem alguns estudos que relacionam os carotenóides presentes na cenoura com a minimização dos efeitos nocivos que os radicais livres causam no organismo, ou seja, que o seu consumo pode ajudar na prevenção do câncer . As cenouras também possuem algumas enzimas, entre elas pectinametilesterase e poligalacturonase, que são responsáveis pelo aumento da solubilidade da parede celular e pela diminuição da viscosidade dos seus derivados

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CENOURA

A composição química da cenoura varia de acordo com a variedade, solo, época de plantio, etc. Em média, a composição química da cenoura, em g por 100g, é: umidade 88,20 a 95,55; proteínas 0,44 a 1,3; lipídios 0,19 a 0,50; cinzas 0,3 a 0,99; carboidratos 3,51 a 9,70, sendo que 1,0 a 3,32 destes carboidratos representam fibra alimentar. Para minerais, encontramos, em média, 0,6 a 0,7 mg/100g de ferro; 26 a 36 mg/100g de fósforo; 26 a 37 mg/100g de cálcio.

Fonte  visite o site : http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011a/agrarias/cenoura.pdf – artigo cientifico de Luciano José Quintão Teixeira,Cícero Cardoso Pola, Mateus da Silva Junqueira, Fabricia Queiroz Mendes,Salatir Rodrigues Junior)

Glória Cristina Porto Coelho

Glória Cristina Porto Coelho

Eu, Glória, nasci aqui nesta cidade (São Paulo), que muitos dizem caótica, mas que me acolhe tão bem. Sinto-me honrada por ter meus pais como companheiros, nesta viagem aqui na terra, pessoas sábias que do seu modo me ensinaram a ética e valores que trago comigo até hoje. Com eles aprendi o que é a verdadeira compaixão e entendi a necessidade da colaboração entre as pessoas e o gosto pela terra, pela natureza, pelas plantas e pelo trabalho.
Escolhi estudar Farmácia-Bioquímica sem mesmo saber que ela me levaria na trilha do autoconhecimento, pois a partir das indagações de como melhorar a saúde das pessoas que tanto gosto, descobri que aquilo que tinha nas mãos, apesar de ser uma ferramenta fantástica, “os medicamentos”, eles em algumas vezes não melhoravam as condições de bem-estar e harmonia do ser humano. Foi então que iniciei a busca pelo link oculto entre o científico e o "sentir”, e descobri que há outras ferramentas que melhoraram as condições internas e psicológicas, que necessariamente não passam pelo medicamento, por isso cursei Homeopatia e Naturopatia, onde aprendi sobre aromaterapia, massagens, reiki, noções de cromoterapia e PNL, enfim, percebi mudanças internas e nos outros também. Aliando o trabalho em farmácia com manipulação, que transforma as matérias primas em medicamentos, com as orientações e palavras de conforto, fui apreendendo que a boa vontade em ajudar era a grande ferramenta para dar o start na melhora das pessoas.
O encantamento foi tanto que me especializei em Acupuntura e Fitoterapia, tudo na busca de recursos para o bem-estar do ser humano.
Estudei biologia molecular e me deparei com as verdades da física quântica, a energia do ambiente, enfim tudo se interliga - a ciência, o sentir, as energias.
Percebo que há inúmeras gavetas, portas, “chaves e fechaduras” e elos que acessam a vida dentro de mim, me tornando consciente do meu presente e do meu viver. Sei que posso aliar estas ferramentas e me tornar uma mestre em minha própria vida. Cada vez mais me apaixono por todas estas ferramentas disponíveis que posso utilizar no meu dia a dia.
Estou certa de que quero e sou capaz de passar algumas dicas para vocês, referente à jornada que busca apenas tão somente um bem viver.
Obrigada, muito obrigada sempre!

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Assine nossa Newsletter





Advertisement