Agir Saúde

Água: muito além do essencial

Hidratar-se é vital!

Tão importante como a boa saúde e fazer exercícios e cuidar da alimentação, é manter o corpo sempre hidratado.

A água é essencial para o funcionamento do nosso organismo, que é composto em cerca de 70% por líquidos. Ela é o meio de transporte de nutrientes, oxigênio e hormônios por fazer parte do sangue.

Sobretudo nos dias quentes, em que perdemos muito líquido pela transpiração, é preciso consumir o líquido ainda mais do que regularmente. E, diferentemente do que escuta-se falar, a quantidade de líquidos a ser consumida nem sempre é de dois litros, mas, sim, pode variar de pessoa para pessoa.

O valor mínimo a ser atingido é muito variável, pois adultos, crianças e gestantes têm necessidades diferentes e fatores como metabolismo, estrutura corpórea, prática de atividade física e até a umidade do ar alteram esse cálculo.

E, além de ser importante para hidratar o corpo no verão, é uma ótima aliada no processo de emagrecimento. Apesar de não ter nenhuma propriedade emagrecedora ou termogênica, quando associada a alimentos em fibras, contribui para o bom funcionamento intestinal e reduz o estufamento, favorecendo a perda de peso. O mesmo vale para água com gás, que só deve ser evitada por pessoas com problemas estomacais.

Durante a refeição, um copo de 200ml de água sem gás pode auxiliar o processo de digestão. Mas, pessoas com gastrite, refluxo, hérnia de hiato devem procurar não beber durante as refeições para evitar a distensão gástrica.

Os benefícios não estão só no emagrecimento e hidratação do corpo, mas uma recente pesquisa de uma universidade dos Estados Unidos mostra que a água pode regular a pressão sanguínea.

A pesquisa analisou pacientes durante dez anos e, comparando exames, foi possível concluir que o consumo de água estava relacionado com mudanças na pressão arterial. A explicação para isso se deve ao fato de que a água acelera a atividade do sistema nervoso simpático (que está relacionado ao controle de vários órgãos), o que faz os vasos sanguíneos se contraírem. Com essa contração, aumenta a velocidade com que o sangue corre pelos vasos, aumentando a pressão.

Para quem é hipertenso, esse aumenta não chega a ser significativo. Porém, pode ser uma boa forma de controlar a pressão baixa. Outro dado da pesquisa é que em casos de doação de sangue, por exemplo, ingerir cerca de 400ml de água antes, diminui em 20% as chances de desmaiar após doar. Estas descobertas só mostram que a água é muito mais importante e benéfica ao organismo do que se imagina. Portanto, hidratar-se é vital

Rômulo Borges Rodrigues

Rômulo Borges Rodrigues

Rômulo Borges Rodrigues é Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki, Escritor, Consultor, Numerólogo e autor de vários livros. Escreve sobre vários temas; bem como, canaliza textos transmitidos pela Grande Fraternidade Branca Universal através da mentalização consciente.

Trabalha com Reiki, Reflexologia, Massagem, Florais, Hipnose, Regressão, Terapia de Vidas Passadas e Numerologia.

Estuda e pesquisa sobre a espiritualidade há mais de vinte anos.

Iniciou seus estudos metafísicos na Doutrina Espírita, onde fez cursos e atuou nos trabalhos mediúnicos.
Foi membro da Associação Internacional Amigos da Natureza(AIANATU - SP), na qual fez parte do trabalho de cura espiritual. Foi nessa associação onde alguns de seus dons espirituais foram desarquivados.

Também foi membro da Ordem dos Filhos da Luz (Piracicaba - SP).

Foi integrante da Ordem dos Templários, onde foi dirigente do hospital de cura espiritual de uma das suas sedes.

Atualmente, é coordenador do Projeto Nova Era na cidade de São Paulo, no qual dá palestras e ministra tratamento alternativo gratuito utilizando várias técnicas terapêuticas.

Comentar

Clique aqui para fazer um comentário

Assine nossa Newsletter





Advertisement