Acupuntura

Acupuntura

Tecnologia de intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa (MTC) e estimula pontos espalhados por todo o corpo, ao longo dos meridianos, por meio da inserção de finas agulhas filiformes metálicas, visando à promoção, à manutenção e à recuperação da
saúde, bem como à prevenção de agravos e doenças.

  •  A acupuntura pode ser de uso isolado ou integrado, com outros recursos terapêuticos da MTC ou com outras formas de cuidado.
  •  Institucionalizada no Sistema Único de Saúde (SUS) como prática integrativa e complementar em saúde.

Acupuntura auricular  ou  Auriculopuntura   Auriculoterapia.
Técnica terapêutica que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha – onde todo o organismo se encontra representado como um microssistema.

  •  A acupuntura auricular estimula as zonas neurorreativas por meio de agulhas, esferas de aço, ouro, prata, plástico,ou sementes de mostarda, previamente preparadas para esse fim.
  •  Tem origem nas escolas chinesa e francesa, sendo a brasileira constituída a partir da fusão dessas duas.
    Ver Acupuntura; Medicina tradicional chinesa;
  • Acupuntura craniana, ou  Craniopuntura
  • Técnica terapêutica combinada de diagnóstico (palpação do abdome e pescoço) e tratamento por meio da   inserção de agulhas em pontos  neurorreativos localizados na face e no couro cabeludo. .
    A craniopuntura chinesa, em relação à localização e à distribuição dos pontos de aplicação, difere da craniopuntura de Yamamoto (japonesa): enquanto a primeira segue os giros e sulcos cerebrais para tratamento das áreas correspondentes, a segunda segue a linha de inserção dos cabelos e têmporas, que
    pode ser classificada como uma representação somática do corpo.
  •  Para estímulo dos pontos neurorreativos, também pode ser utilizada a energia luminosa (fótons), como na cromopuntura.

Cromopuntura,

Técnica terapêutica que combina a cromoterapia com a acupuntura estimulando os pontos neurorreativos por meio da energia luminosa (fótons).

  •  A cromopuntura é opção para tratamento de crianças, idosos ou pessoas com fobia de agulhas.
  •  Usa as sete cores principais – as mesmas do arco-íris –, que são divididas em cores primárias
    (vermelho, amarelo e azul), secundárias (laranja, verde, índigo e violeta), e suas combinações.

( Fonte : Glossário temático : práticas integrativas e complementares em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. )

INDICATIVO PROFISSIONAL

Débora

Mara

Priscila

Assine nossa Newsletter





Advertisement