Bem-estar

6 atitudes simples que melhoram seu bem-estar no trabalho

Pequenas atitudes podem fazer você se sentir mais leve e tranquilo no ambiente de trabalho

Passamos de 6 a 8 horas no trabalho, o que é muito tempo se levarmos em conta que um dia tem 24 horas. Por isso é importante que o ambiente de trabalho seja favorável ao nosso bem-estar, para assim evitar um grande vilão, o stress, porque ele realmente acaba com a nossa saúde.

Muitas empresas têm programas voltados para o bem-estar dos funcionários e seguir as orientações desses programas é o primeiro passo fundamental. Mas você também pode adotar 6 atitudes simples que são essenciais e que funcionam muito bem. Adote-as e comece já, rumo a um melhor ambiente de trabalho e sem stress!

 

1. Mantenha tudo organizado

Seja em um escritório, linha de produção ou qualquer outro setor da empresa, organize suas coisas, sejam elas pessoais ou de trabalho. Elimine o que não é necessário e deixe sempre tudo limpo. Organize seu espaço de forma que os itens necessários estejam sempre à mão. Outra dica é deixar tudo sempre no mesmo lugar, pois assim você evita o stress de ter que procurar.

 

2. Anote tarefas em uma agenda

Use uma agenda do ano e anote suas tarefas nas folhas relacionadas ao dia em que elas devem ser executadas. Evite rabiscar as folhas ou anotar coisas que não são parte do trabalho. Quando finalizar uma tarefa, faça uma marcação para saber que ela está finalizada. Tire sempre um dia da semana para verificar tarefas atrasadas. A sexta-feira é um bom dia para isso.

 

3. Defina as prioridades

A cada dia temos diversas tarefas e muitas delas acabam não sendo concluídas, o que gera um stress forte no fim do dia. O melhor para evitar isso é definir as prioridades. Faça sua lista de tarefas na agenda de modo que elas fiquem em ordem decrescente de prioridades. Por exemplo, faça primeiro as tarefas que estão atrasadas, depois as que estão com horário próximo de serem finalizadas e depois as que podem esperar um pouco. E se sobrar tempo, adiante as tarefas do dia seguinte.

 

4. Evite distrações

Situações que te distraem e interrompem sua produtividade no trabalho geram stress. Exemplos disso são ficar navegando nas redes sociais, batendo papo no Whatsapp, checando e-mails a cada 5 minutos, etc. O ideal é tirar um horário do dia para fazer essas tarefas.

 

5. Faça exercícios físicos

Não importa o tipo de serviço que você faz, é sempre bom fazer algumas pausas para se exercitar. Não precisa ser nada pesado, ao contrário, um alongamento leve de 10 minutos ou uma pequena caminhada já servem. Quando nos exercitamos dessa forma, evitamos problemas como tendinite, dores crônicas e outros males, além de oxigenar o cérebro e o corpo e assim ter mais disposição.

 

6. Mantenha bom relacionamento

Seja uma pessoa amistosa com seus colegas de trabalho. Mantenha um nível de tranquilidade de modo a que todos te vejam como uma pessoa calma e flexível. É claro que em qualquer ambiente sempre tem alguém com quem não nos damos bem, mas nesse caso continue sendo cordial, apenas não se deixe levar pela negatividade. É até melhor não se aproximar muito de pessoas assim!

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